Se você está em procura de uma moto automática, estilosa e muito equipada, fique até o final deste texto. Enfim, precisa saber a ADV 160 2025! A novidade scooter Honda está pronta para larapiar os pontos negativos da antecessora e subir o nível em desempenho e itens de série. Veja tudo o que nascente lançamento tem para lhe oferecer.
Avaliação Honda ADV 160 2025
Nós estamos de olho nela desde o termo de 2022, quando foi mostrada pela primeira vez no exterior. O pregão no Brasil aconteceu no termo de 2024 agora enfim tivemos a oportunidade de rodar com a novidade da Honda. A experiência rolou a invitação da marca, num ride organizado em Campos do Jordão (SP). Se você achou que faltaria motor para as serras e curvas, está prestes a mudar de opinião.
O que muda da ADV 150 pra 160
Antes de falar do test ride da ADV 160, é preciso lembrar os destaques de sua ficha técnica. A scooter chega para substituir a ADV 150, lançada no Brasil em 2020 e que vendeu mais de 45 milénio unidades no país.
Assim, mantém a mesma proposta da antecessora: ser uma scooter urbana, mas com visual robusto (inspirado na X-ADV 750) e ciclística que permita algumas pequenas aventuras, seja em ruas esburacadas ou até em estradas de terreno. O design também guarda a mesma identidade visual – sendo verosímil confundir as duas. Mas as mudanças param por aí – ou quase.
O motor é novo – e 21% mais potente que a ADV 150. Enfim, com 156 cc e resfriamento a líquido, ele entrega 16 cv de potência e 1,5 kgf.m de torque. Outra novidade é o controle de tração, que pode ser desligado.
Na ciclística, o chassi (inspirado na PCX 160) é inédito. As suspensões mantiveram a forma e curso (130 mm na frente e 110 mm detrás), mas tem novos pontos de fixação e calibragem. Para mais conforto aerodinâmico, a bolha está maior.
ADV 160 é uma completa?
Em relação a 150 cc, a ADV 160 também ganhou tomada USB-C e mais dois litros de espaço sob o banco, agora com 29 L de capacidade. Além de novo layout, o quadro recebeu novas funções no computador de bordo e pode ser gerenciado por um novo botão direcional, localizado adiante do guidão. Há, ainda, rebate e o já citado controle de tração.
Demais, a novidade scooter mantém as tecnologias vistas na antecessora. Destaque para a iluminação full-LED, sistema idling stop e smartkey. Ainda, há freio ABS – unicamente na roda frente.
Avaliação: porquê é andejar na novidade ADV 2025
Na hora de açodar, a novidade ADV mostra que é realmente uma evolução da sua antecessora. Ou seja, mantém o mesmo DNA, mas entrega uma experiência mais completa e competente.
A posição de pilotagem é ereta e possibilita controle totalidade sobre a moto, que tem ótima distribuição de peso. Se aliarmos isso ao câmbio automático, teremos uma scooter fácil de pilotar e segura, que não passa sustos ao piloto.
O motor é, certamente, o maior progressão. Com força para ultrapassagens e fôlego para subir aclives, a novidade 160 deixou para trás os fantasmas (e principais críticas) da antecessora. Além de potente, ele é suave e econômico.
Desta forma, a novidade scooter Honda é manipresto e esperta na cidade. Cá, também ganha pontos pela praticidade entregue pelo bom espaço sob o banco, tomada para carregar o smartphone, rebate e smartkey. Já na estrada, agrada pela boa aceleração, combinada com segurança para curvas em diferentes velocidades. Para fechar, os pneus têm bom grip – mesmo na terreno.
Mas nem tudo é perfeito. Um pormenor que não me agradou foi o trabalho das suspensões, que achei rígidas em alguns momentos – sobretudo em estradas de terreno com desníveis e pequenas costelas. Está longe de ser perigoso, mas não é tão confortável quanto os amortecedores de longo curso (e assinados pela Showa, detrás) sugerem.
Consumo: quanto a ADV 160 faz por litro
Segundo os dados de homologação, a novidade ADV 160 faz 36,5 km por litro – considerando um trajectória misto de cidade e estrada. Na nossa experiência, porém, ela foi muito mais econômica que na avaliação do Instituto Mauá de Tecnologia. Andando com suavidade, fizemos pouco mais de 45 km por litro.
Top speed da scooter
Com o novo motor, a ADV tem melhor aceleração e velocidade final. A diferença é perceptível tanto no guidão porquê em números: está quase 6% mais torcuda e 21% mais potente.
Assim, sua velocidade máxima é de 113 km/h reais, murado de 120 km/h no quadro. O oferecido também foi aferido nos testes de homologação e significa 10 km/h a mais que a antiga 150 cc.
Veja também:
Preço e compra da ADV 160
Concluímos esta avaliação com a certeza de que a ADV 160 é uma scooter fácil de pilotar, muito equipada e estilosa. Também, em evolução, diante da melhora que teve em quesitos porquê desempenho e velocidade final. Porém, tudo tem seu preço – literalmente.
A novidade ADV tem preço sugerido de R$ 24.534. Ou seja, está murado de R$ 1.400 mais rosto que o padrão anterior. Entretanto, esta diferença pode ser ainda maior, pois é generalidade ver lojas praticando valores supra dos sugeridos pela obreiro.
Neste início de ano, as unidades restantes da ADV 150 costumam ser negociadas a aproximadamente R$ 27.854, segundo a Tábua Fipe, indicando que a ADV 160 será comercializada na vivenda dos R$ 30 milénio em muitas praças. A diferença tira pontos cruciais da relação dispêndio favor, mas não apaga os muitos pontos positivos da scooter.