O mototurismo é um conceito em crescimento. Ele caracteriza-se essencialmente pelo espírito de aventura, liberdade e descoberta. O moto-turista é uma pessoa de espírito aberto, que se adapta as situações que surgem pela estrada – com muita facilidade em criar amizades -, tornando cada viagem algo inesquecível. Desde os anos de 1990, o mototurismo vem crescendo no país, e isso tem muito a ver com as melhorias das estradas brasileiras, algumas até viraram rotas paradisíacas.
Com a ascensão do segmento, muitas empresas se profissionalizaram em realizar sonhos desses motociclistas, os levando para conhecer o mundo de motocicletas. E pra falar no assunto, convidamos o empresário Mauro Costa, que vai contar um pouco da sua trajetória de vida em duas rodas, que além de ser um grande motociclista, representa a HT Mototurismo, há 20 anos sendo referência no mototurismo internacional.
Entrevista sobre o mototurismo
1. Como começou a sua paixão pelo motociclismo?
Desde criança admirava as motos que via na rua, os amigos dos meus irmãos mais velhos já possuíam motos e sempre gostei de acompanhá-los na garupa.
2. Qual foi a sua primeira moto?
Agrale 16.5 125cc
3. Como é trabalhar com moto turismo?
Muito prazeroso, você passa a ser a pessoa que vai realizar o sonho dos clientes e ver os clientes emocionados após a realização de um sonho, não tem preço! Além de fazer boas amizades!
Somos profissionais qualificados, com mais de 20 anos de experiência, trabalhando 24 horas por dia para atingir um único objetivo: realizar o seu sonho! É gente que acredita que servir com amor e conhecimento é um dos pilares para tornar a experiência única de quem roda pelas estradas. É gente que acredita que servir com amor e conhecimento é um dos pilares para tornar a experiência de quem roda pelas estradas, única.
4. Uma viagem inesquecível?
A viagem comemorativa dos 120 anos da Harley Davidson na sua sede em Milwaukee. Um sonho para qualquer motociclista.
Veja também:
5. Um lugar no mundo que você quer percorrer?
Alaska.
6. Já fez algum curso de pilotagem? Qual a importância desses cursos para você?
Sim, acho muito importante porque nos faz aprender detalhes de uma pilotagem defensiva e tirar alguns vícios que tínhamos quando aprendemos a andar de moto, além do posicionamento das motos nas rodovias e condução da moto em baixa velocidade.
7. Motociclismo, como consegue conciliar o tempo dessa grande paixão e família?
Tenho uma vantagem, ser solteiro e não ter filhos, sendo assim consigo fazer os passeios nos finais de semana sem problemas.
8. Uma história curiosa ou engraçada que aconteceu na sua vida como motociclista?
Quando vendi minha Agrale e peguei uma Honda XLX350, onde na época era uma baita evolução de motos, eu perdi o sono na noite anterior de pegar a moto, além da ansiedade tinha a preocupação de como seria ligar uma moto com quick e tinha fama de ser difícil e no primeiro dia com a moto subi todas as ladeiras do meu bairro para testar a potência do motor.
9. Você é uma pessoa importante e reconhecida no meio do motociclismo nacional, principalmente no mototurismo. Como referência nesse meio, qual recado você dá para os viajantes desse Brasil?
Para quem escolhe a liberdade das estradas em duas rodas, cada quilômetro é uma nova conquista, uma aventura e uma vitória sobre os medos e limites. Que a sensação do vento no rosto seja o combustível para seguir sempre em frente, mesmo quando o caminho parecer difícil. Mantenha a mente focada, o coração aberto e a determinação firme. Lembre-se: na estrada da vida, o que importa não é apenas o destino, mas a jornada. Boa viagem e siga sempre com segurança!