Após se tornar um sucesso nas regiões Norte e Nordeste, a Honda Pop 110 se espalhou pelo Brasil e hoje é uma das quatro motocicletas mais vendidas do país. E, também, frequentemente indicada para principiantes. Afinal, vale a pena comprar uma Pop como primeira moto?
Nova Honda Pop 110 modelo 2025
Antes de saber se a Pop é boa para iniciantes, vamos a uma breve apresentação do modelo. Para o calendário 2025, a pequena Honda recebeu atualizações importantes que buscam gerar mais praticidade à pilotagem. E também ganhou um novo nome: Pop 110i ES.
A principal delas é a adoção de partida elétrica, onde o botão do punho direito toma o lugar do arcaico pedal. Além disso, a Pop passou a contar com a embreagem centrífuga, o famoso ‘câmbio semiautomático‘ que há tempos faz sucesso na Biz. Ou seja, nada mais de puxar a embreagem com a mão para fazer as marchas.
E, para fechar, o modelo também recebeu novo motor. Apesar de manter a mesma arquitetura do antigo, trata-se de um propulsor inédito, desenvolvido para atender às novas leis de emissões de gases poluentes e ruídos. Além disso, ficou 6% mais potente e 5% mais ‘torcudo’.
Ficha técnica da Pop
A Pop 110i continua sendo a moto Honda mais barata do Brasil. Oferecida em versão única e com 3 opções de cores, custa R$ 9.690 segundo o preço sugerido. Já nas lojas, costuma ser negociada a aproximadamente R$ 11.629 (fipe).
Assim, a CUB tem motor de 1 cilindro e 109 cc, que entrega 8,43 cv de potência e 0,9 kgf.m de torque. O câmbio possui 4 marchas (para o mesmo lado) e é rotativo. A alimentação, acontece por injeção eletrônica, aceitando apenas gasolina.
Seu chassi monobloco integra componentes como o tanque de 4 litros de capacidade. As rodas raiadas calçam pneus 60/100-17 e 80/100-14, com câmara. As suspensões contam com garfo telescópico na dianteira e dois amortecedores atrás, com cursos de 100 mm e 79 mm. Os freios são a tambor nas duas rodas, operando com sistema combinado (CBS). O banco está a 74,5 cm do solo e a moto pesa somente 87 kg.
Honda Pop 110 é boa como primeira moto?
Se você está em busca de uma primeira moto e cogitou a Honda Pop, estamos aqui para ajudar! Veja a realidade de quem compra o modelo, que promete eficiência para muitos perfis de consumidores – mas não todos, naturalmente. Então saiba que a Pop pode ser uma boa opção para quem…
1. Está aprendendo a pilotar
A Pop costuma ser uma boa opção para iniciantes por diferentes motivos, mas podemos resumir com um só: é uma moto fácil de pilotar. E, aliás, ficou ainda mais com as novidades do modelo 2025.
Afinal, estamos falando da moto mais leve do Brasil. Ou seja, os novatos não terão dificuldade para manobrá-la, mesmo que em baixas velocidades, ou estacioná-la. E, agora, nada de pedal. Basta apertar o botão para ligar o motor.
Outro trunfo é o câmbio. Graças à ‘embreagem semiautomática’, não é preciso puxar a manete antes de trocar as marchas, bastando fazer o movimento com o pé esquerdo. Além disso, o câmbio passou a ser rotativo. Ou seja, todas as marchas ficam para baixo e é possível pular direto da 4ª para a 1ª quando a moto está parada.
2. Boa para quem quer uma ‘moto sem frescuras’
Nem todos os motociclistas estão interessados em conectividade bluetooth, iluminação full-LED, modos de pilotagem ou controle de cruzeiro adaptativo. Às vezes, basta ir do ponto A ou ponto B. E só.
Nestes casos, a Honda Pop promete ser uma boa opção. Afinal, trata-se de uma moto econômica e robusta, com manutenção de baixíssimo custo. Assim, é indicada para quem precisa de uma moto simples, apenas para facilitar a vida em deslocamentos cotidianos – sem a pretensão de impressionar ninguém.
3. Para quem fará delivery
Procurando uma moto para o corre e não abre mão de uma 0km? Novamente, a Honda Pop pode ser uma boa opção.
Para agradar quem precisa de uma moto ‘pau pra toda obra’, a pequena Honda se vale de todos os atributos já levantados aqui: é econômica, fácil de pilotar, muito robusta, de manutenção barata e baixo custo de aquisição. Não à toa, invadiu grandes cidades de todo o país durante a pandemia, quando se popularizou, justamente, nas mãos de entregadores.
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Conheça suas limitações
Antes de comprar uma Pop 110, porém, você precisa estar ciente de seus pontos negativos e limitações. Como estamos falando de um modelo simples e voltado ao baixo custo, é natural que ela tenha alguns pontos onde poderia ser melhor.
Um deles é a segurança. Isto porque a Pop tem sua frenagem prejudicada pela adoção dos arcaicos tambores nas duas rodas – ao invés de discos, muito mais eficientes. Além disso, claro, não possui o sistema anti bloqueio ABS.
Outra limitação está na simplicidade dos equipamentos. Não há, por exemplo, marcador de combustível (apenas uma luz que acende quando a moto chega à reserva). Também não espere por um painel com indicador de marchas ou pisca alerta.
Para fechar, a Honda Pop 110i costuma exigir paradas frequentes no posto de combustível. Afinal, apesar do ótimo consumo (estimado de 49,1 km por litro na cidade), a autonomia sofre com o tanque de apenas 4 litros. Assim, o motociclista ‘cai na reserva’ após rodar cerca de 170 km. Além disso, outro contra: é movida apenas a gasolina.