A NC é um sucesso mundial da Honda. Desde seu lançamento, em 2012, a linha New Concept já emplacou mais de 180 mil unidades mundo afora – sendo mais de 20 mil apenas no Brasil, onde já tivemos as NC 700X e 750X, além de uma curta passagem da exótica CTX. E, agora, a NC 750 X pode acelerar ainda mais por aqui. Saiba como.
Nova NC 750 X modelo 2024
Atualmente, a NC 750 X é a moto de alta cilindrada mais vendida da Honda no Brasil. Segundo a Fenabrave, foram mais de 3.000 emplacamentos em 2023. Entre seus trunfos estão o conforto, facilidade de pilotagem, suavidade do motor de 58 cv e, sobretudo, o design – fator que mais transforma interessados em clientes do modelo, segundo pesquisas da marca.
E há duas versões à venda, diferenciadas por seu tipo de transmissão. A standard tem câmbio manual de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante. Já a DCT tem o câmbio automatizado de dupla embreagem, famoso em modelos como Africa Twin, X-ADV e Gold Wing. Esta versão chegou ao Brasil em 2022 e deve acelerar sua popularidade a partir do modelo 2024.
Estratégia para vender mais
As vendas da NC 750 X DCT devem ser impulsionadas por um fator simples, mas interessante. A nacionalização do modelo e sua respectiva distribuição nas lojas da marca.
Até o fim de 2023, todas as NC com câmbio automatizado eram trazidas do Japão. E, como motos importadas, eram vendidas apenas na rede Honda Dream. Porém, agora o modelo foi nacionalizado e, assim, pode ser adquirido em qualquer concessionária ‘regular’ da marca. Ou seja, antes a NC com câmbio DCT ficava restrita a aproximadamente 70 pontos de venda, mas o modelo 2024 pode ser encontrado em mais de 1.100.
Além disso, a nacionalização mostra a relevância da fábrica Honda no Brasil – a única fora do Japão a montar o câmbio DCT – e garante mais segurança a clientes que têm receio em adquirir produtos importados. Assim, a Honda espera fabricar mais de 1.400 unidades da NC com câmbio DCT em 2024.
Como é andar de moto 750 cc automática?
A tecnologia do câmbio automatizado com dupla embreagem nasceu nos carros, ganhou espaço entre os esportivos e ainda é uma exclusividade da Honda nas motos. Atualmente, seu modelo mais acessível com DCT é a NC 750X.
Recentemente, pudemos colocar à prova o câmbio nacionalizado num ride organizado pela Honda na bela região de Gramado, no Rio Grande do Sul. O roteiro foi escolhido a dedo, com subidas e descidas de serra e mais de 400 curvas ao longo de 200 km. Assim, foi possível acompanhar o comportamento do DCT em estrada, retomadas, curvas, baixas e altas velocidades, além de trechos urbanos.
Novamente, chama a atenção a suavidade das trocas, na maioria das vezes quase imperceptíveis. Além disso, o funcionamento do câmbio pode ser personalizado em 4 níveis, priorizando a economia (com trocas mais frequentes) ou esportividade (‘esticando’ as marchas). Se o piloto sentir saudades das trocas manuais, pode passar as marchas através de dois botões no punho esquerdo.
Ficha técnica da NC 750 X
A atual geração da NC 750X chegou ao Brasil em 2022 e, como dito, no fim de 2023 teve a versão de câmbio DCT nacionalizada. Foi desenvolvida sob o New Concept (daí a sigla, NC), focando na proposta crossover (de onde vem ‘X’ do nome). Mas, diferente da CB 500X, seu negócio é totalmente o asfalto.
Tem motor OHC de 2 cilindros em linha e 745 cm³, que entrega 58,6 cv de potência e 7,03 kgf.m de torque máximos, a 6.750 e 4.750 rpm. Portanto, uma moto que gosta de trabalhar em baixas e médias rotações, priorizando o torque à potência. Pode ter câmbio manual, com 6 velocidades e embreagem assistida e deslizante, ou o referido DCT.
O chassi é em tubos de aço e formato diamond, abrigando o tanque com capacidade de 14,1 litros. Já o tradicional compartimento ‘no lugar do tanque’, pode levar até 23 litros de bagagem (ou um capacete fechado). As suspensões têm 120 mm de curso na frente e atrás, contando com garfo telescópico na dianteira e pro link na traseira. As rodas são aro 17″, calçando pneus 120/70 e 160/60. Para asfalto, claro. Na prática, parece pesar menos que os 197 kg (207 kg na versão DCT) indicam. Seu assento está a 802 mm do solo.
E tem a eletrônica! A NC 750X tem um completo painel LCD, 4 modos de pilotagem (um personalizável), iluminação full-LED, ABS, sinal de frenagem de emergência (ESS), acelerador eletrônico, nível de atuação do freio motor (3 níveis) e controle de tração (3 níveis). Como opcional, oferece protetor de carenagem, farol de neblina, top box, malas laterais e cavalete central.
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Consumo e top speed
Com motor suave e de baixa rotação, a NC 750X é famosa por sua economia na estrada. Algo visto novamente no modelo 2024. Afinal, segundo os dados de homologação do Instituto Mauá de Tecnologia, o modelo faz 28,9 km por litro – considerando condições variadas de uso. Já a velocidade máxima é de 175 km/h reais – cerca de 190 km/h no painel.
Preço: quanto custa uma NC 750 X 0km
Para fechar, o preço. Atualmente a NC 750X tem preço sugerido de R$ 52.680 na versão com câmbio manual e de R$ 58.346 com DCT. As cores são as mesmas para as duas opções, Victory Red (vermelho) e Ibiuna Silver Metallic (prata metálico). Já os preços encontrados nas lojas são bem mais salgados. Segundo a tabela Fipe, que não diferencia as versões MT e AT, a NC 750X custa aproximadamente R$ 64.545.