A Royal Enfield renovou a cena custom no Brasil quando trouxe a Meteor 350 e cativou ainda mais os fãs do estilo quando trouxe uma moto semelhante a esta, só que com um motor de 650 cilindradas, a Super Meteor.
Apesar de serem motos extremamente diferentes e com características próprias, as duas indianas compartilham o mesmo estilo e acaba gerando dúvidas para aquele motociclista indeciso: qual a ideal para mim, Meteor 350 ou Super Meteor 650?

Claro que a resposta para essa pergunta é pessoal, pois vai depender do uso de cada um e do bolso. Os preços praticados na comercialização dessas duas motos, segundo a Tabela Fipe, é de R$ 23.906 para a Meteor 350 e de R$ 32.996 para a 650.


Tirando os preços que são bem contrastantes, algumas diferenças entre as duas custom podem te ajudar a fazer a escolha certa. Separamos uma lista de 5 pontos que são importantes levar em conta, antes de investir o seu dinheiro essas motos.
1 – motor
A principal diferença entre os dois produtos é o seu motor. A Meteor 350 é movida por uma usina de 349 cc, que gera humildes 20,2 cv, mas compensa no seu torque de 2,75 kgf.m. Já a Super utiliza motor de dois cilindros, de 649 cc, que entrega 47 cv de potência e 5,33 kgf.m de torque.


Quanto maior o motor melhor! Só que não… Essa questão vai depender do uso, a 350 é mais voltada ao uso urbano, sendo bem mais ágil no trânsito e muito econômica. Já a versão maior é nascida pra a estrada. Por ser mais potente a Super Meteor oferece mais segurança em ultrapassagens e conforto para longas rodar longas distâncias, e claro, sem perder o estilo.


2 – Ergonomia
Um aspecto importante pra quem gosta de custom é a posição de pilotagem. A Royal Enfield já havia anunciado que a Super Meteor 650 seria a sua moto topo de linha e por isso a motocicleta conta com suspensão invertida ajustável, amortecedor traseiro também com regulagem, guidão mais largo e pedaleiras mais avançadas, proporcionando uma ergonomia acertada para quem curte estradeiras.


Já a irmã caçula é uma motocicleta mais simples, porém bastante confortável. A posição de pilotagem da 350 é mais ereta, com pernas pouco avançada e conjunto de suspensão mais simples, mas que cumpre seu papel. Seu banco é mais alto do que sua irmã maior, mas ainda muito agradável.
3 – Ciclística
A Meteor 350 é disparada mais fácil de pilotar, mas não quer dizer que a 650 seja ruim. Para uma moto de 191 kg, a moto é mais leve para pilotar do que parece, tendo boa estabilidade nas retas e ótima ciclística nas curvas. Uma ótima opção para quem está começando agora no mundo das motos.


A Super Meteor 650 já é um pouco mais corpulenta. Com 241 kg, a ciclística dessa custom lembra as clássicas estradeiras como a Honda Shadow 600 e a Yamaha DragStar 650, ou seja, sofre um pouco para manusear a moto em baixa velocidade. Apesar disso, a 650 não faz feio nas cidades, mas também não chega a brilhar. Na estrada a história é outra e ela se sai muito bem.
4 – Consumo
As motos da Royal Enfield costumam ser bastante econômicas, se comparada a outras na mesma faixa de cilindrada, e com essas duas motos não é diferente. A Meteor 350 tem tanque de 15 litros e faz em média 30 km/l na cidade e na estrada faz 28 km/L, com média de 100 km/h.


A custom de 650 cc tem o tanque de 15,7 litros e o consumo de combustível na cidade é é de 24 km/l em média. Para a estrada, andando a 100 km/h, a média é de 26 km/l. Vale lembrar que ambas só podem ser abastecidas com gasolina.
5 – Revisão
As concessionárias da Royal Enfield utilizam o sistema de revisões a preço fixo para todas suas motocicletas. Os preços variam por cilindrada, quanto maior o motor, mais cara a revisão. A revisão mais barata da Meteor 350 custa R$ 172,50 e a mais cara R$ 872,22. Já para a super Meteor 650 os valores são bem maiores, a mais barata mantém o mesmo valor, mas a mais cara custa R$ 1.190,61.
Bonus: Acessórios
Ok, esse tecnicamente não é uma diferença entre os dois modelos, mas pra quem tem a ideia de comprar uma dessas motos para personalizar fique atento a algumas coisas.
Por ter mais tempo de lançamento, a 350 tem hoje mais opções de peças para customizar a moto, como sissy bar, protetores de motor, capas de banco, guidões, cabos e afastadores de alforge, logo pode ser mais fácil equipar a moto do seu jeito.


Mas se você optar pela Super Meteor, pode ficar sossegado pois já são produzidos acessórios específicos para ela, porém tem menos variedade de modelos e costumam ser mais caros. Apesar disso, a moto fica um charme.