A Yamaha vem realizando recentemente lançamentos voltados à nova tendência global: a eletrificação. Nesse sentido, a marca já tem no Brasil uma scooter híbrida e também elétrica. E agora? Descubra qual modelo da Yamaha poderia ser a melhor escolha para você.
Yamaha No Brasil Hybrid Scooter
A Fluo é um dos destaques de vendas na linha da Yamaha, no Brasil. Tudo isso, em grande parte, graças ao seu recheado pacote de itens de série: smartkey (partida sem chave), freio ABS na roda dianteira, farol de LED e o moderno sistema stop start (desliga o motor nos semáforos e religa ao acelerar).


Porém, agora o modelo se transformou na primeira scooter híbrida Yamaha, no país. Fique tranquilo: o pacote de itens de série continua lá, assim como o motor monocilíndrico de 125cc (SOHC) com 8,3 cv de potência e 1,0 kgf.m de torque.
Entretanto, agora a scooter tem o auxílio do Power Assist, um motor elétrico que oferece suporte durante a partida e em momentos de maior esforço. Resultado: se a antiga Fluo fazia médias na casa dos 45 km/l, a nova híbrida pode beirar a marca dos 50 km por litro!


Elétrica da Yamaha
A primeira elétrica da Yamaha no Brasil é na verdade um ciclomotor, a Neo’s Connected. Desta forma, apesar do modelo guardar semelhanças com a Fluo, oferecendo agilidade e praticidade no trânsito, a novidade tem lá suas diferenças.


A primeira, claro, desrespeito à sua motorização: um motor elétrico – com potência máxima de 2,4 kW (3,26 cv) a apenas 400 rpm e torque máximo de 135,3 Nm (13 kgf,m). Equipada com duas baterias removíveis de lítio, oferece até 71 km de autonomia.
Já em termos de itens de série, a scooter híbrida e a elétrica compartilham várias funcionalidades. Enfim, apesar da Neo’s não ter ABS, conta com painel digital com conectividade, smartkey e farol de LED.


Veja também:
O veredito?
A Neo’s Connected chega ao mercado como um produto focado na exclusividade e para atender aos entusiastas das elétricas. Nesse sentido, apesar da autonomia satisfatória, economia e simplicidade mecânica, o modelo tem preço elevado: R$ 33.990.
Ou seja, para os usuários mais comuns, a escolha mais óbvia seria a scooter híbrida Fluo. Além disso, com preço anunciado de R$ 16.690 a híbrida ainda se apresenta mais convidativa que a versão sem o sistema elétrico, que parte de R$ 15.290.
E agora, qual seria a sua necessidade e escolha?