A Yamaha R3 2026 chega ao Brasil trazendo um design inspirado na YZR-M1 da MotoGP, além de novas tecnologias como conectividade via Y-Connect e embreagem assistida e deslizante. Sim, a nova R3, assim como a R15 já é linha 2026! E assim como boa parte da nova linha da marca, a R3 também ganhou o sobrenome “Connected”.
Yamaha R3 2026: Inspirada no MotoGP
A R3 2026 foi oficialmente lançada pela Yamaha Brasil. Com um histórico de mais de duas décadas de inovação, a série R continua evoluindo para oferecer um equilíbrio entre desempenho, tecnologia e estilo inspirado nas competições. O seu preço sugerido é de: R$ 36.990, sem incluir o frete. O preço da versão 2025 era R$ 34.190,00.


A nova versão mantém o “espírito esportivo” da linha, incorporando elementos aerodinâmicos derivados da MotoGP. A conectividade também ganha espaço, permitindo que o piloto acesse informações diretamente pelo smartphone por meio do aplicativo Y-Connect. Além disso, a embreagem assistida e deslizante melhora a experiência de condução, tornando as trocas de marcha mais suaves.
A Yamaha R3 2026 mantém o motor da versão anterior, mas a atualização ao novo Promot, fez com que perdesse um pouco de potência. Seu design reformulado inclui um novo conjunto óptico em LED e carenagens projetadas para otimizar o fluxo de ar, reduzindo o arrasto aerodinâmico.


Motor e desempenho
A Yamaha R3 2026 é equipada com um motor bicilíndrico de 321 cc, capaz de entregar 41,3 cv de potência a 10.750 rpm e torque de 3 kgf.ma 9.000 rpm. Na versão anterior entregava 42 cv aos mesmos 10.750 rpm. A explicação é a adequação à novas regras de emissões do Promot 5. De todo jeito a perda foi mínima e o torque não mudou.
UM tecnologia DiASil utilizada no motor (segundo a Yamaha) reduz a vibração e melhora a dissipação térmica, otimizando o desempenho tanto em altas rotações quanto em uso urbano. O câmbio de seis marchas conta com a embreagem assistida e deslizanteque minimiza o esforço na alavanca e facilita reduções bruscas.


Design renovado com DNA das pistas
O design da Yamaha R3 2026 reflete a influência da MotoGP, com destaque para a nova dianteira agressivaque incorpora faróis duplos e quatro luzes DRL. A entrada de ar centralizada, inspirada na YZR-M1, colabora para a eficiência aerodinâmica, enquanto os defletores laterais aprimoram o fluxo de ar.
N / D traseira, o modelo adota lanternas e piscas em LED. As novas cores, Tech White (Branca Perolizada) com detalhes na cor prismática Greenish Blue Pearl (muda de cor e reflete a luz de maneira especial) e X-Black (Preta Fosca)adicionam um toque exclusivo ao modelo. A cor azul, Azul de corrida (azul de metal) com rodas azuis, permanece a mesma de 2025.


Suspensão, Freios e Estabilidade
A estrutura de chassi tipo diamante em aço permanece como base para a Yamaha R3 2026, garantindo rigidez e estabilidade. Na suspensão dianteira, a moto vem equipada com um garfo invertido (USD) com tubos de 37 mm de diâmetro e curso de 130 mm, proporcionando maior controle e conforto em diferentes tipos de terreno.
Na traseira, a moto conta com monoamortecedor progressivo com ajuste de pré-carga e curso de 125 mm na roda. O sistema de freios com ABS em ambas as rodas inclui um disco dianteiro de 298 mm e rodas de 17 polegadas. Os pneus são 110/70 na dianteira e 140/70 na traseira.
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Conectividade com o Y-Connect
O painel digital LCD da R3 2026 foi completamente renovado e agora permite conectividade com smartphones por meio do aplicativo Y-Connect.
Com essa funcionalidade, os pilotos podem acessar informações importantes sobre a motocicleta diretamente no celular, como nível de bateria, consumo de combustível e alertas de manutenção. Além disso, a moto conta com entrada USB, um recurso prático para recarregar dispositivos durante os trajetos.


Disponibilidade e preço
UM produção da Yamaha R3 2026 no Brasil acontece durante este mês de fevereiro, com chegada às concessionárias a partir de março de 2025. O preço sugerido é de R$ 36.990, sem incluir frete e seguro. O modelo conta com garantia de quatro anos e revisão com preço fixo.
Yamaha R3 2026 – arquivo técnico
MOTOR
Tipo de combustível: Gasolina
Torque: 3,0 kgf.m (9.000 rpm)
Taxa de compressão: 11,2 : 1
Tipo: DOHC, 8 válvulas, 4 tempos, Refrigeração líquida
Cilindros: 2
Diâmetro X curso: 68,0 mm x 44,1 mm
Potência Máxima: 41,3 cv (10.750 rpm)
Cilindrada: 321 cc
Alimentação: Injeção eletrônica
SUSPENSÃO
Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido
Suspensão traseira: Balança traseira tipo Monocross
Curso da suspensão dianteira: 130 mm (suspensão) / 130 mm (roda)
Curso da suspensão traseira: 45 mm (suspensão) / 125 mm (roda)
CÂMBIO
Embreagem: Multidisco úmida
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
FREIOS
Freio dianteiro: Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
Freio traseiro: Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
Ø do freio dianteiro: 298 mm (Ø externo)
Ø do freio traseiro: 220 mm (Ø externo)
Sistema de freios: ABS
DIMENSÕES
Altura mínima do solo: 160 mm
Capacidade do tanque (reserva): 14,2L (3L)
Comprimento x Largura x Altura: 2.090 mm X 730 mm X 1.140 mm
Distância entre eixos: 1380 mm
Peso líquido: 171 kg
Pneu dianteiro: 110/70 R17 M/C (54H) / METZELER
Pneu traseiro: 140/70 R17 M/C (66H) / METZELER
Tipo de chassi: Diamante
Altura do assento: 780 mm