A Suzuki GSX-8R chega ao Brasil como a nova opção esportiva da marca, equipada com motor bicilíndrico, eletrônica avançada e design aerodinâmico. O preço sugerido é de R$ 56.900, e deverá chegar às concessionárias da marca a partir de 17 de março.
Sobre um GSX-8R Suzuki
UM Suzuki GSX-8R acaba de ser lançada no Brasil, ampliando a linha de motocicletas baseadas na plataforma de dois cilindros da marca japonesa. O modelo chega para complementar a família que já conta com a V-strom 800 de e GSX-8S.


Com um preço sugerido de R$ 56.900 (mais frete)a nova GSX-8R estará disponível inicialmente nas cores amarelo, azul e preto.
As primeiras unidades chegarão às concessionárias da Suzuki no dia 17 de março. Uma outra versão na cor prata estará disponível somente a partir de maio.
Tecnologia e Design
A GSX-8R compartilha diversos componentes com sua irmã GSX-8Scomo o painel em TFT, farol, chassi, motor, freios e rodas. No entanto, existem diferenças na suspensão, um dos pontos que tornam a GSX-8R uma opção mais esportiva.
Os modos de condução permitem ajustar a resposta do acelerador conforme o estilo de pilotagem:
- Modo a: mais esportivo, para respostas mais rápidas e agressivas;
- Maneira b: padrão, ideal para uso misto;
- Maneira c: reduz a potência para pilotagem em superfícies molhadas.
A GSX-8R conta com um pacote eletrônico avançado, chamado de Suzuki SIRS, que inclui:
- Três modos de entrega de potência;
- Controle de tração ajustável;
- Quick shifter bidirecional;
- Low RPM Assist, evitando que a moto morra em baixas rotações;
- Embreagem deslizante;
- Painel em TFT colorido.


A carenagem envolve a moto sem comprometer a identidade visual da linha, que compartilha o mesmo farol dianteiro. As entradas de ar posicionadas ao lado do farol contribuem para um visual mais fluido e agressivo. Os defletores aerodinâmicos laterais também ajudam na estabilidade em altas velocidades. O para-brisa dianteiro, apesar de compacto, oferece boa proteção contra o vento, garantindo conforto para o piloto mesmo em posição ereta.


Motorização e Performance
O motor da Suzuki GSX-8R é o bicilíndrico paralelo de 776 cm³, refrigerado a líquido. Entrega 83 cv a 8.500 rpm e torque de 7,95 kgf.m a 6.800 rpm. Para quem busca emoção, basta acelerar e utilizar o quick shifter bidirecional para subir marchas rapidamente. Segundo informações da marca, a o top speed – velocidade máxima – é de 210 km/h.


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Ergonomia e Posição de Pilotagem
A GSX-8R utiliza um chassi treliça tubular, mas com ajustes específicos para uma pilotagem mais esportiva. A principal diferença ergonômica em relação à GSX-8S está no guidão: enquanto a naked tem um guidão inteiriço, a GSX-8R conta com semiguidões fixados na mesa superiorproporcionando uma posição de pilotagem mais inclinada para frente.
As pedaleiras mantêm a mesma posição da GSX-8S, garantindo um equilíbrio entre conforto e esportividade. A combinação desses elementos permite uma condução eficiente tanto para passeios quanto para pilotagem mais agressiva.


Suspensão e Freios
Enquanto a GSX-8S utiliza suspensão Kayaba, a GSX-8R recebe um conjunto Showa SFF-BP (Função de Função Separada-Pistão Big)calibrado para uma pilotagem mais agressiva. O amortecedor traseiro é fixado por links em ambas as motos, com ajustes de mola, compressão e retorno diferenciados para garantir maior rigidez e controle.


O conjunto de freios da GSX-8R inclui dois discos dianteiros de 310 mm com pinças radiais de quatro pistões, garantindo alto poder de frenagem. Na traseira, há um disco de 240 mm com pinça de um pistão.
A resposta dos freios dianteiros é firme e bem modulada, proporcionando segurança mesmo em frenagens bruscas.
Suzuki GSX-8R – Ficha Técnica
MOTOR
Tipo de Motor: Quatro tempos, DOHC, 2 cilindros em linha
Escopo: 776 cm3
Diâmetro do Cilindro: 84.0 mm
Curso: 70 mm
Taxa de Compressão: 12,8 : 1
Potência Máxima: 83 CV a 8500 rpm
Torque Máxamo 7,95 kfg de 6800 rpm
Velocidade Máxima: 210 km/h
Refrigeração: Líquida
Alimentação: FI + ride by wire
Sistema de Partida: Elétrica tipo um toque
Transmissão: 6 velocidades (1a abaixo, demais acima)
Corrente de transmissão: RK 525SMOZ8, 118 links
Embreagem: Multidiscos em banho de óleo
Sistema de escapamento: 2 x 1 – ponteira curta
CHASSI
Chassi: Robusta armação em liga de aço, sub frame removível
Ângulo de esterçamento: 32° (direita e esquerda)
Parter: 25 °
Trilha: 104 mm
Raio de Giro: 3,2 m
Suspensão Dianteira: Hitachi Astemo (SHOWA), telescópica invertida, tubos internos Ø41 mm, molas helicoidais, amortecida a óleo
Curso da Suspensão Dianteira: 130 mm
Suspensão Traseira: Balança, mono amortecedor Hitachi Astemo (SHOWA), mola helicoidal, amortecida a óleo, pré-carga ajustável
Curso da Roda Traseira: 130 mm
Sistema de Freio Diant.: Disco duplo Ø 310 mm, mordidos por pinças Nissin flutuantes de montagem radial
Sistema de Freio Tras.: Disco simples Ø 240 mm, mordido por pinça Nissin flutuante
Roda dianteira: Liga de alumínio, 17″
Roda traseira: Liga de alumínio, 17″
COMPONENTES ELÉTRICOS
Farol: LED empilhados verticalmente
Luz de Posição: LED
Setas Dianteiras: LED
Lanterna traseira: LED
Painel de Instrumentos: Multifuncional TFT LCD colorido de 5″, modos diurno/noturno automático