As motos clássicas, com estilos que remetem aos anos de 1960/1970, viraram febre no Brasil e no mundo. Marcas como a gigante Honda, a britânica Triumph, a Royal Enfield e TVS fazem muito sucesso com esses modelos retrô em países como a Índia, Itália, Estados Unidos e Inglaterra.
No Brasil esse segmento segue crescendo. As motos clássicas da Royal Enfield e Triumph dominam esse mercado, mas mundo a fora diversos outras marcas oferecem motocicletas nesse estilo e que faz os brasileiros apaixonados sentirem até inveja de quem já tem acesso a elas.

A equipe do Motonline separou uma lista das motos clássicas, de diversas marcas (inclusive de gigantes japonesas), que tem motos do segmento no exterior e que poderiam trazer para o Brasil.
Kawasaki W175
A Kawasaki tem uma linha de motocicletas pensada para o mercado indiano, mas que não faria mal nenhum em trazer para o Brasil. A W175 é uma moto clássica de 177 cc, cinco marchas e focado em durabilidade. Essa pequena retrô oferece 12,9 cv de potência e torque de 1,3 kgfm, nada muito potente mas uma ótima pra andar na cidade.


TVs Ronin
A marca indiana TVS Motor oferece o modelo Ronin em seu portfólio em praticamente toda a asia e alguns outros países na américa latina. a TVS Ronin remete as motos clássicas, mas com uma pegada mais esportiva. Com suspensão invertida na dianteira e monoshock na traseira dão a esportividade, mas o farol redondo, as linha mais retrô, fazem dela uma clássica de 225 cc, 20.1 cv e torque de 2,0 kgf.m. Uma moto que já pode chegar ao Brasil inda neste ano.


Honda CB 350
Lá na Índia a Honda disponibiliza CB 350, linha de motos clássicas que dão água na boca. Além da CB 350 padrão, outros dois modelos disponíveis na linha, a H’ness e a RS. Todas elas têm o mesmo motor de 348 cc, de 21,1 cv de potência e 2,99 kgf.m de torque, freios ABS, mas se diferem por algumas características no design.


A primeira da linha tem aquela cara de moto antiga mesmo, lembrando inclusive a sua rival Classic 350. Com rodas em liga, farol redondo em LED, e 185 kg, essa moto seria um sucesso no Brasil. A versão H’ness busca mais o estilo mais , por conta do seu garfo mais “clean” e tem uma suspensão mais alta, diferenças sutis do modelo original.
Por último, mas não menos importante e que bateria de frente com a Royal Enfield Hunter 350, a Honda CB 350RS. A grande diferença para os outros modelos está na posição de pilotagem um pouco mais esportiva, podendo até ser encaixada como uma pequena café racer.


Benelli Imperiele 400
Os italianos também gostam de motos clássicas, tanto que a Benelli oferece ao público uma moto que faz muito sentido para o público brasileiro que adora motos retrô. A Imperiale 400 tem motor de um cilindro de 374 cc que entrega ao piloto 21 cv. O torque da motocicleta é de 2,9 kgf.m e sua caixa de marcha é de 5 velocidades.


BSA Gold Star
A BSA tem um legado nas costas. A inglesa lançou sua primeira moto em 1910, participou ativamente nas duas Guerras Mundiais, comprou a Triumph, na década 1950 foi a maior fabricante de motos do mundo, mas encerrou sua produção em 1973. Em 2021 a empresa voltou a ativa e hoje entrega a BSA Gold Star 650.

A Gold Star possui um forte motor, monocilíndrico de 652 cc, arrefecido à líquido. O motor é acoplado ao câmbio de 5 marchas e o conjunto gera 45 cv de potência e torque de 5,6 kgf.m faz dessa máquina uma verdadeira moto retrô.
Moto Guzzi V9
A Moto Guzzi é a mais antiga fabricante em série da Europa. Na Itália, a V9 tem as versões Roamer e Bobber. O grande destaque dessa moto é o motor em V de 850 cc, mas em posição transversal ao quadro da motocicleta. Essa usina gera 65 cv e 7,4 kgf.m de muito estilo e história.


Motocicleta Brixton
Você já ouviu falar da Brixton Cromwell 1200? Essa entra na lista das motos clássicas britânicas que seriam muito bem vindas no Brasil. A proposta da moto é ser “old school” pois remete às era de ouro das motos britânicas. O motor de 1.222 cc entrega 83 cv de potência e brutos 11 kgf.m de torque disponível em baixa rotação (3.100 rpm). Seu motor bicilíndrico é acoplado ao câmbio de seis velocidades e bateria de frente com as motos retrô da Triumph aqui no Brasil.