A Honda PCX 160 2025 e a Yamaha NMax 160 são duas opções que costumam gerar bastante dúvida na hora de escolher uma scooter para chamar de sua. Essa categoria de moto caiu no gosto do brasileiro por conta da sua praticidade, economia e desempenho nas cidades, mas qual das duas seria melhor para você?

As duas motocicletas são excelentes em termos de construção e usabilidade e tem vários pontos em comum como a chave presencial, iluminação full-LED, controle de tração e tomada para carregar o celular. Ainda assim, a NMax e a PCX tem algumas questões que podem ser decisivos na hora de fazer a escolha entre uma delas.


A PCX é mais baixa
As duas scooters são bem parecidas em tamanho, medindo 1,93 metro de comprimento e 74 cm de largura. A principal diferença está na altura: a NMax tem 1,20 metro, 10 cm a mais que a PCX, o que pode dificultar um pouco para pessoas mais baixas. O entre-eixos também varia um pouco, com 1,34 m na Yamaha e 1,31 m na Honda.
No peso, a PCX marca 124 kg (ou 126 kg na versão com ABS), mas esse número é a seco. Já a NMax pesa 131 kg, mas isso já considerando a moto pronta para rodar. Embaixo do banco o porta-objetos da Honda é de 27l, um pouco maior do que da sua rival, com 25l. Os bancos são bem parecidos, com altura de 76,4 cm na Honda e 77 cm na Yamaha. No tanque, a PCX tem capacidade para 8 litros, enquanto a NMax fica nos 7,1 litros, diminuindo um pouco sua autonomia.
A Honda é mais potente
Apesar de ambas serem pensadas para o uso urbano, em que não há grande necessidade de motores muito potentes, é ótimo ter um pouco mais de potência. Nesse quesito a Honda PCX 160 sai na frente, com motor de 156 cm³, 16 cv de potência e 1,5 kgf.m de torque.


Já a Yamaha NMax, por conta do Promot 5, foi reajustado para se adequar a emissão de poluentes, o que resultou na diminuição da potência do motor. A versão atualizada manteve o motor de 155 cm³, mas ficou com 15,1 cv e 1,4 kgf.m de torque.
As duas motos tem câmbio CVT automático e sistema Start-Stop, que desliga o motor quando está parado, mas religa quando usa o acelerador. Essa tecnologia que ajuda a economizar combustível é chamada de Idiling Stop, pela Honda.
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A Honda tem (ainda) mais pontos de assistência técnica
Entre os itens em que a Honda leva a melhor do que a Yamaha, em todos os modelos, é em relação a sua rede de concessionários. São mais de mil lojas que são autorizadas pela marca que prestam tanto serviços de vendas, quanto de assistência.
Quem comprar uma PCX terá maior facilidade de ter atendimento em caso de uma manutenção, revisão ou até mesmo para comprar acessórios para a moto.
NMax ou PCX, quanto custa cada uma?
A Yamaha NMax 160 está disponível na versão ABS Connected, que traz conectividade com o smartphone por meio de um aplicativo. Ela pode ser encontrada nas cores preto fosco, vermelho sólido ou prata, e custa no site R$ 22.590.


A Honda PCX 160, por sua vez, oferece três versões: CBS, ABS e DLX ABS. As cores mudam conforme a versão: a CBS vem na cor branca, a ABS é vermelha e a DLX ABS é azul. Além disso, a Honda conta com mais de mil concessionários para comprar a PCX e dar assistência. Os preços das versões no site da marca são:
- CBS: r $ 17.976
- ABS: r $ 19.773
- DLX ABS: R $ 20.234