A automatização dos veículos já está mais do que comum nos tempos atuais, moda que chegou até nas duas rodas e permitiu o surgimento de motos sem marcha. Mesmo sendo uma tecnologia característica de scooters, cada vez mais motos propriamente ditas estão recebendo novidades semelhantes.
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Em 2024, fabricantes como a Yamaha e BMW lançaram seus primeiros modelos com câmbios automatizados, estes que mesmo tendo até a opção de manete de embreagem e trocas de marchas manuais, não precisam de comandos caso o piloto não queira.
Já nas scooters, o câmbio verdadeiramente sem marcha é o que reina – já que não dá pra ser uma sem o famoso CVT. Obviamente, nestas nem existe a opção de passar a velocidade manualmente, sendo possível apenas acelerar e frear.
- Para os interessados, listamos abaixo 7 motos que não precisam trocar marcha.
Motos sem marcha: Honda Elite 125 – R$ 13.610

Abrindo a lista com a automática mais barata da Honda, temos a Elite, uma pequena scooter focada em simples deslocamentos urbanos. Ganhando uma nova geração em 2024 ela sofreu alterações na parte mecânica, em todo o seu conjunto dimensional e até nos apetrechos para carga e comodidade do condutor.
Ela também mudou em seu conjunto frontal, onde a Honda decidiu elevar todas as luzes da moto – na outra versão tinham lanternas mais baixas e na parte lateral.
Seu motor passou a ter o ISS – Sistema de parada em marcha lenta – que é um sistema que desliga o motor em paradas mais prolongadas focado na economia. A atualização culminou em uma redução da potência do propulsor que não tem marchas, saindo de 9,34 cv e indo para 8,2 cv.
Por fim, outra alteração considerável foi a mudança no apoio para os pés, que ficou maior, porém sem a inclinação de 45º da antiga.
Honda PCX – R $ 17.976

Elevando um pouco mais a régua das scooters, a PCX segue como uma das motos mais vendidas da marca, já que é uma variante custo-benefício de quem quer uma pequena “moto” sem marcha.
Também atualizada em 2024, a scooter passou a contar com a tecnologia ACG, que faz com que o motor de partida também tenha a função de gerador e resulta na funcionalidade Idling Stop, como a Elite.
Outro destaque vai para o sistema de transmissão CVT, que nas versões 160 DLX E 160 ABS oferece o Honda Selectable Torque Control (HSTC). Esse dispositivo funciona como um controle de torque que limita eventuais perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência.
Além de tudo a variante conta com compartimento sob o banco com capacidade de 30 litros, porta-luvas com entrada USB e sistema de chave presencial.
Motos sem marcha: Shineray Urban 150 EFi – R$ 20.990

Esta pequena chinesa chegou ao mercado como uma versão bem mais em conta da Honda ADV, porém com exatamente a mesma cara.
Ela inovou o mercado nacional e provou que a Shineray está de cara nova. Portando: painel digital com conectividade com smartphones; entrada USB; Start&Stop – sistema que desliga o motor quando o veículo para por um período e o liga rapidamente ao acelerar; freio a disco em ambas as rodas; e chave presencial; ela se tornou a melhor opção da marca para quem quer uma moto que não passa marcha.
Yamaha Nmax – R $ 22,890

A Yamaha NMax é a representante desta japonesa e a mais consolidada dela no mercado braileiro, considerando uma scooter.
No motor a NMax 2024 conta com um propulsor de 155cm³, monocilíndrico, de quatro válvulas, capaz de render a potência máxima de 15,4 cv a 8.000 rpm e um torque máximo de 1,4 Kgfm a 6.500 rpm.
Na parte de ergonomia ela passou a ser mais confortável desde sua última atualização, já que a suspensão de 86 mm é ajustável.
Em termos de tecnologia ela tem conexão com smartphones, que podem ser acessados pelo aplicativo Yamaha Motorcycle Connect e ligada via bluetooth.
Motos sem marcha: Zontes 350 E – R$ 36.800

A versão 350E da scooter Zontes se destaca por ser um tipo para quem roda um pouco mais, uma vez que conta com uma maior entreeixos (1.565 mm), bagageiro de 50 l, porta-luvas duplos resistentes à água, peso de 203 km e tanque de 16 l.
No coração ela tem o mesmo motor da sua irmã mais antiga no Brasil, a 350D. São 349 cm³ com refrigeração líquida, 36 cv de potência e 3,8 kgfm de torque.
A iluminação desta moto sem marcha é full LED, com 6 lâmpadas potentes para farol dianteiro. Há também sistema de controle de tração.
Honda NC 750X – R $ 59.510

Chegando nas verdadeiras motos e deixando as scooters para trás, a Honda tem a automatizada mais barata do mercado – mesmo não sendo tão em conta assim.
Assim como todas as motos automatizadas do mercado, a NC 750X não é uma automática CVT, mas sim uma moto que passa suas marchas automaticamente.
Feita sob a mesma plataforma, chassi e motor, da Honda X-ADV, a NC 750 porta um motor de 745 cm³ capaz de 58,6 cv e 7,03 kfm. A transmissão automatizada que a equipa é patenteada pela Honda e é famigeradamente chamada de DCT.
Além de tudo, ela possui um porta um objetos no lugar do tanque que comportam até 21 litros, ou seja, mais um local para guardar as coisas da viagem.
Honda CRF 110L Africa Twin – R $ 88.100

Partindo para as maiores trilheiras, a Honda Africa Twin é a moto que não precisa passar marcha de melhor desempenho da japonesa.
Com seu motor de 1.084 cm³ que atinge 99,3 cv e 10,5 kgfm, esta moto que é uma CRF para enduros mais pesados passa facilmente por qualquer obstáculo.
Nesta o conjunto de suspensão é destaque, garantindo a ela: dianteira invertida de 230 mm de curso e diâmetro de 45 mm, sendo ajustável na pré-carga da mola. Na versão Adventure Sports ES as suspensões têm controle eletrônico que se ajustam em tempo real.
Bônus: BMW F 1300 GS Adventure – R$ 129.900

Finalizando a lista, temos a BMW F 13000 GS Adventure, variação esportiva da maior moto traseira da fabricante.
Este robozão chegou colocando a marca no segmento das automatizadas e funciona assim como as Honda mencionadas acima, mas sem ao menos a opção de um manete de embreagem.
Na motorização a R 1300 GS Adventure segue com o lendário motor boxer de dois cilindros, agora ainda mais potente com 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,1 kgfm a 6.500 rpm. Este é o boxer BMW mais poderoso já produzido em série. O novo design compacto inclui uma transmissão sob o motor e um arranjo de comando de válvulas otimizado. Ela também se destaca na tecnologia como a variante mais completa da marca.
https://www.youtube.com/watch?v=twygsyu89vs
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