No mundo da MotoGP, onde cada milésimo de segundo conta, os pneus desempenham um papel crucial no desempenho das motos. A Michelin, fornecedora exclusiva da categoria, desenvolve os pneus Power Slick, verdadeiras obras de engenharia que garantem a aderência e a segurança dos pilotos nas pistas mais exigentes do mundo.

Tecnologia de ponta para o limite da aderência
A gama Michelin Power Slick é fruto de um desenvolvimento contínuoem estreita colaboração com os pilotos e equipes da MotoGP. Para a temporada de 2024, os compostos de borracha foram atualizados, com foco em aumentar a rigidez dos pneus dianteiros e melhorar a consistência e durabilidade dos pneus traseiros.
A Michelin utiliza tecnologias avançadas na composição e mistura dos materiais, buscando o máximo desempenho e a quebra de recordes de volta. Os compostos Medium foram renomeados para Soft, e os Hard para Mediumrefletindo as melhorias na rigidez e aderência.

Sustentabilidade: menos é mais
A Michelin, assim como em outras categorias do automobilismo, busca soluções tecnológicas e logísticas eficientes e sustentáveis. A redução no número de pneus permitidos por fim de semana de corridaimplementada em 2023, continua em vigor em 2025.
Essa medida, aliada à diminuição do número de especificações de pneus utilizadas, resulta em menor consumo de matérias-primas, menor impacto ambiental e maior sustentabilidade no esporte.
Alocações e especificações: a escolha certa para cada pista
A Michelin fornece três compostos de pneus (macio, médio e duro) para as etapas da MotoGP, selecionados de acordo com as características de cada circuito e as condições climáticas.
- Pneus Dianteiros: Três compostos disponíveis (macio, médio e duro).
- Pneus Traseiros: Dois compostos disponíveis (macio e médio).
- Alocação por Piloto: 15 pneus dianteiros (5 de cada composto) e 12 pneus traseiros (7 do composto mais macio, 5 do mais duro).
- Pneus de Chuva: 6 dianteiros e 7 traseiros, disponíveis em macio e médio.
- Uso Máximo por Fim de Semana: 10 pneus dianteiros e 12 traseiros.

Pneus assimétricos: adaptando-se às curvas
Os pneus traseiros são quase sempre assimétricos, com diferentes compostos de borracha nos lados esquerdo e direito, de acordo com a distribuição das curvas de cada pista. Os pneus dianteiros são geralmente simétricos, com exceção de três circuitos: Sachsenring (Alemanha), Phillip Island (Austrália) e Valência (Espanha), onde a banda de rodagem é composta por dois compostos distintos.

O futuro da MotoGP: inovação e sustentabilidade
A Michelin continua investindo em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar seus pneus e tornar a MotoGP um esporte cada vez mais seguro, competitivo e sustentável. A empresa utiliza simuladores para desenvolver pneus para novos circuitos, como Brno e Balaton, garantindo a melhor seleção para cada condição de pista.
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