A multinacional britânica fundada por John Boyd Dunlop, em 1888, está mudando de dono. Inventora do pneu inflável moderno, a Dunlop Pneus tem mudanças no mercado, confira.
Dunlop mudou de dono
A Goodyear anunciou que assinou um acordo definitivo, para vender a Dunlop e suas marcas registradas, bem como quaisquer propriedade intelectual. A britânica faz parte do portfólio da Goodyear desde 1999, como parte de uma joint venture com a japonesa Sumitomo Rubber Industries, que agora está comprando a empresa.


Em resumo, a marca será negociada para a Sumitomo Rubber Industries por US $ 526 milhões (R$ 3.036 bi), além de US $ 105 milhões (R$ 606 M) adicionais da empresa Akron – para ajudar na transição da marca ao novo proprietário.
A venda segue outro anúncio da Goodyear realizado no ano passado. Em julho, a norte-americana comunicou que estava vendendo seu negócio de pneus off-the-road para a Yokohama Rubber Co. por US $ 905 milhões (R$ 5.224 bi).
Veja também:


Como devem ficar as vendas de pneus?
Enfim, embora a Goodyear esteja vendendo a Dunlop, isso não significa que a empresa deixará imediatamente de ser associada à marca britânica. Pelo restante do ano – e possivelmente mais – a norte-americana ainda produzirá, venderá e distribuirá os pneus Dunlop para veículos de consumo na Europa.
Para isso, a Goodyear pagará uma taxa de royalties não revelada, mas manterá os lucros das vendas. Além disso, o acordo será renovado até o final de 2026, a menos que as empresas decidam terminá-lo mais cedo.


A Goodyear também manterá os direitos da marca Dunlop para vender pneus de motos na Europa e na região da Oceania, que inclui Austrália e Nova Zelândia. Porém, na América do Norte a Sumitomo Rubber Industries já tem estes direitos desde 2015, quando dissolveu uma joint venture com a norte-americana.