A Suzuki é uma marca histórica, muito lembrada por conta da confiabilidade dos seus motores e custo benefício dos projetos. Mesmo com essa fama, a marca as vezes é esquecida pelos motociclistas brasileiros na hora da compra, o que é uma pena, já que são motos que entregam muita tecnologia, robustez e preços competitivos.
Hoje a Suzuki oferece quatro categorias de motos: Sport, com a linha GSX- R1000R; Sport Touring, com a Hayabusa e GSX-S1000 GT; Big Trail tem a V-Strom 1050; e Naked, representada pela GSX-S1000 e GSX-8S. Ao todo são nove modelos de motos e todas com maior cilindrada, ou seja, mais de 600 cc.


Comprar uma moto é sempre um desafio, pois são vários modelos e marcas que oferecem ótimos produtos. Uma forma de facilitar um pouco é pensar na relação custo benefício da moto e a sua proposta de utilização. Pensando nisso, separamos 3 motos da Suzuki, 0 KM, que deve ficar no seu radar na hora da compra:
GSX-R1000 R.
A Suzuki tem tradição quando o assunto é moto esportiva, como por exemplo a GSX-R 750, ou mais conhecida como SRAD 750. A GSX-R1000 R deve entrar na sua lista, caso queira uma moto superesportiva com custo benefício. Até então a R1000 R é a mais acessível do estilo e com essa cilindrada, custando em média R$ 108.979, segundo a Tabela Fipe.


Seu motor de quatro cilindros em linha, de 1000 cc, entrega 202 cv de potência, a 13.200 rpm e impressionantes 12 kgf.m de torque, a 10.800 rotações. Pronta para rodar, essa máquina pesa 203 kg, possui freios ABS e 3 modos de pilotagem. Seu câmbio de 6 marchas possui quick shifter e seu controle de tração tem 10 níveis de intervenção.


Ela concorre diretamente com a motos como a BMW S1000 RR, moto mais vendida com nessa cilindrada. Apesar de não ser tão emplacada como a concorrente, a Suzuki bate de frente, tanto em desempenho quanto em beleza. Por conta do seu valor bem menor, a GSX R1000 R se torna uma ótima escolha para quem foca na relação custo benefício.
V-Strom 1050 XT
A linha V-Strom ganhou fama por conta da sua robustez, durabilidade e motor que não dá dor de cabeça por dono. Pois bem, a 1050 XT faz jus à fama. A big trail da Suzuki é feita para longas viagens e utilização off-road. Uma ótima opção na categoria na relação custo benefício
Seu motor é em V, a 90º e tem 1.037 cc. Essa máquina tem 107 cv de potência, disponíveis a 8.500 giros e seu torque é de 10,5 kgf.m a 6.000 rpm. Com motor de sobra a V-Strom pesa 252 kg, tem tanque de 20 litros, suspensão dianteira invertida ajustável e freios ABS que pode ser desligado (traseiro). Tecnologia também não falta, a Suzuki oferece 3 modos de pilotagem, controle e tração, iluminação full-LED, acelerador eletrônico, tomada USB, painel TFT e outros mimos.


Antes de partir para suas concorrentes, como a Honda Africa Twin, vale a pena dar uma olhadinha na V-Strom 1050 XT. A versão mais completa da big trail da Suzuki custa R$ 88.147, na Fipe, já a sua concorrente da Honda tem o preço médio de R$ 91.351. Além de mais barata, o projeto da Suzuki é mais potente e não perde em nada quando se fala em tecnologia.
Suzuki GXS-8S
A mais nova naked da Suzuki substitui uma lenda japonesa, a GSX-S750. Apesar de não ter os mesmos quatro cilindros, a 8S é digna de substituir a versão anterior. Por ter motor de 2 cilindros, o torque em baixa rotação faz dela uma moto muito divertida e não fez feio na alta, chegando a 210 km/h originais.


O motor da GSX-8S entrega bons 83 cv de potência e 7,95 kgf.m de torque máximos, a 8.500 rpm e 6.800 rpm respectivamente. A motocicleta de 776 cc é refrigerada a líquido e pesa 202 kg em ordem de marcham. Ela ainda conta com suspensão invertida ajustável na dianteira e amortecedor com regulagem na balança.
A moto tem o preço médio praticado de R$ 53.621. Sua grande concorrente é a Yamaha MT 07, na faixa de R$ 51.560, porém é um projeto mais antigo e com menos tecnologia embarcada, o que faz da naked da Suzuki, uma ótima opção quando o assunto é custo benefício.

