A Harley Davidson, a icônica fabricante de motocicletas de Milwaukee, teve um ano de 2024 complicado do ponto de vista comercial. O último relatório financeiro da empresa revelou uma queda relevante nas vendas globais, especialmente no quarto trimestre do ano. Apesar dos desafios, a marca segue buscando soluções para se adaptar a um mercado em constante transformação.
Jochen Zeitz, presidente e CEO da Harley Davidson, diz que “Em 2024, enfrentamos ventos contrários, como altas taxas de juros e a redução da confiança do consumidor. No entanto, o lançamento das novas Street Glide e Road Glide impulsionou o segmento touring nos EUA, aumentando nossa participação de mercado para 74,5%.” Ele também destacou que as decisões estratégicas tomadas pela empresa estão preparando o terreno para um futuro mais sólido.


Gigante em crise?
A Harley Davidson registrou uma queda de 60% nas receitas de suas marcas de motocicletas, além de uma redução de 53% no volume de vendas no último trimestre de 2024. O mercado norte-americano, o principal para a marca, viu uma queda de 13%. Outras regiões também acompanharam a queda: Europa, Oriente Médio, América Latina e África tiveram uma redução de 7%, enquanto a Ásia-Pacífico registrou diminuição de 26%. Na América Latina.
A crise afetou os três ramos da empresa: a Harley-Davidson Motor Company (HDMC), que cobre todas as motocicletas tradicionais movidas a combustão (e triciclos); a Harley Davidson Financial Services (HDFS), que cuida do financiamento dos veículos que vende; e a LiveWire, que supervisiona o setor de elétricas. Nos últimos três meses de 2024, o faturamento total foi de 420 milhões de dólares, já os prejuízos globais ficaram em 214 milhões de dólares. Esse é o resultado de uma venda 47% menor que no quarto trimestre do ano passado.
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Nas contas anuais da empresa a receita final foi de US$ 5,187 bilhões, 11% menos que em 2023. Em termos de motos enviadas para seus centros de distribuição, a Harley Davidson divulga um total de 148.862 unidadesqueda de 17% em relação a 2023.
Como será 2025 para a Harley
As expectativas para 2025 não são das mais animadoras. A Harley Davidson prevê uma queda adicional de 5% nas vendas, com uma margem de lucro operacional entre 7,0% e 8,0%. A LiveWire, marca elétrica da empresa, espera vender entre 1.000 e 1.500 unidades, mas com prejuízos operacionais estimados entre US$ 70 e 80 milhões.

