Na metade do distante ano de 2007 chegou ao Brasil uma lenda. Uma das mais impressionantes motos já criadas pela Honda desembarcou oficialmente no país: a CB 1300 Super Four. Porém, o modelo teve uma passagem meteórica pelo mercado nacional, confira mais detalhes dessa história.
CB1300: lenda da Honda no Brasil
A Honda CB1300 foi apresentada ao público brasileiro durante o Salão Internacional do Automóvel de 2006, no pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Logo mais, em junho de 2007, a motocicleta chegava ao mercado nacional.


O modelo era mais um resultado do “Projeto Big One”, desenvolvido pela Honda no começo da década de 90 e cuja trajetória teve início com o lançamento da CB 1000 Super Four. Diga-se de passagem, o Projeto também apresentou mais tarde modelos super interessantes, como a CB-F Concept, que nunca foi lançada.
O maior motor quatro cilindros da Honda
Entre os destaque, além do visual com ar retrô, a CB1300 trazia nada menos que o maior motor quatro cilindros em linha já produzido pela Honda. Mas a moto não oferecia apenas uma elevada capacidade cúbica, tinha a mais avançada tecnologia disponível da época.
Era o então comando de válvulas duplo no cabeçote (DOHC), com refrigeração líquida e o exclusivo sistema de alimentação por injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Enfim essa receita entregava potência máxima de 115 cavalos a 7.500 rpm e o torque de 11,9 kgfm a 6.000 rpm.


Ciclística e visual destacados
A CB 1300 Super Four incorporava elementos de design das lendárias Honda do passado. Além disso, o vistoso motor de quatro cilindros em linha era uma herança direta da CB 750 Four, do final dos anos 1960.


Porém, a ciclística tinha o que era visto de mais recente entre os modelos premium. Itens como a suspensão traseira de alumínio, com dois conjuntos mola-amortecedor da Showa, com reservatório de gás externo – que se destacava pelo visual e eficiência.
Além disso, a moto tinha dois discos de freio na dianteira, com 310 mm, dotados de cálipers de quatro pistões. Na traseira, o disco simples tinha 256mm, com cáliper de pistão simples. Tudo isso ainda sem ABS nas primeiras versões, com a missão de conter a naked com peso de 240 kg em ordem de marcha.


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Passagem breve pelo mercado
Como tudo que é bom dura pouco, a super naked teve passagem rápida pelo nosso mercado. Em resumo, a derradeira versão foi vendida no Brasil em 2009. O modelo tinha apenas a novidade de itens como frenagem ABS como um opcional. Sim, as CB1300 nunca tiveram esse item como padrão no país!
Além disso, os últimos modelos tinham catalisadores no sistema de escape 4×1, que adequavam as emissões do motor às exigências do Promot 3. Porém, a modificação reduziu a potência máxima para 111 cv e o torque a 11,6 kgfm.


Atualmente já estamos no Promot 5, então imagine o tamanho do desfalque se a unidade ainda estivesse em linha no país. Não surpresa, esse é um dos motivos para que a clássica CB esteja se despedindo agora nos mercados do exterior: as novas e mais rígidas normas de emissões!