Se você curtiu o lançamento da Royal Enfield Shotgun 650, provavelmente uma coisa que te chamou bastante a atenção foi o seu estilo bobber.


O estilo é um dos mais icônicos da história, junto com as helicópteros e Racers de Café. Mas o que isso significa? Confira um pouco da história e curiosidades sobre a bobber:
O que é uma moto bobber
Apesar de ter sido popularizada principalmente nos Estados Unidos, as bobber eram inspiradas nas motos europeias, porque eram mais leves e práticas de utilizar do que as americanas e indianas.


Esse tipo de customização nasceu ao final da Segunda Guerra Mundial, quando muitos soldados voltavam aos seus países de origem e compravam as motos usadas nas batalhas. Muitos combatentes se apegavam a essas motocicletas e queriam fazer delas ainda mais pessoais e rápidas.
O termo bobber, vem do verbo “to bob” em inglês, que significa “cortar curto”. As motocicletas, principalmente da Harley Davidson, tinham tudo que não era essencial cortados, ou arrancados mesmo.
Veja também:
4 motos, 1 motor: qual a Royal Enfield 650 ideal para escolher?
Fazer moto na escola? Harley quer testar projeto com ensino médio
Não gostou? Papa Francisco já teve Harley, mas vendeu logo (e por fortuna)
Paralamas, luzes, espelhos, banco, qualquer coisa que não tornasse a moto mais rápida eram “cortadas“, um esforço para deixar a moto mais rápida e com melhor manuseio (tipo as europeias). O paralama traseiro não foi arrancado, mas sim reduzido, uma das características principais das motos bobber, como a Shotgun 650.
Naquela época as motocicletas americanas não tinham suspensão traseira, as chamadas “rabo duro”. A dianteira tinha amortecimento, mas não era tão eficiente contra as estradas de baixíssima qualidade. Tentando resolver isso, os motociclistas utilizavam pneus mais largos e com perfil maior e a clássica mola embaixo do banco davam “mais conforto” na pilotagem.


As motos bobber eram pensadas para curtir e correr. Por serrem mais leves, era muito comum na década de 50 os pilotos utilizarem suas bobbers para competir com os motogrupos e clubes. Esse estilo ganhou ainda mais força com a chegada das motos europeias nos Estados Unidos, principalmente as Triumph, BSA e Norton.


Motos bobber disponíveis no Brasil
Royal Enfield Shotgun 650
A Shotgun 650 é o exemplar mais novo desse estilo. Sua pedaleira centralizada, banco monoposto e guidão mais largo fazem dela uma bobber muito prática para utilizar na cidade e na estrada. O seu preço divulgado pela Royal é de R$ 33.990, na versão mais básica.


A indiana é equipada com o tradicional motor bicilíndrico de 648 cc³, refrigerado a ar e óleo, que entrega 47 cv de potência a 7.250 rpm e 5,4 kgfm de torque a 5.650 rpm. O câmbio é de seis velocidades, a iluminação é full-LED, e tem rodas de 18 polegadas na dianteira e 17 na traseira.
Triumph Bonneville Bobber
A Triumph Bonneville Bobber já tem no seu próprio nome o seu estilo. Além do banco monoposto, os pneus mais largos e com perfil maior, paralamas traseiro bem reduzido e guidão bem largo fazem dela uma das mais desejadas nessa customização. Essa máquina está custando R$ 66.690 no site da marca.


O coração dessa inglesa é o consagrado motor bicilíndrico de 1200 cilindradas, câmbio de seis marchas e um acelerador eletrônico que proporciona 78 cv de potência a 6.000 rpm e 10,8 kgf.m de torque a 3.750 giros. A moto vem com muita tecnologia, como controle de tração, modos de pilotagem e piloto automático.
Harley Davidson Fat Bob
A Harley Davidson Fat Bob une potência e estilo bobber, com motor Milwaukee-Eight 114, de 93 cv de potência e 15,5 kgf.m de torque. Seu farol em LED e escapamento elevado reforçam a pegada musculosa. O modelo 2024 é vendido a partir de R$ 123.900.


Os pneus largos e o para-lamas traseiro curto destaca o visual bobber dessa moto. Com suspensão ajustada e freios potentes, entrega desempenho e atitude sobre duas rodas. Uma ótima pedida para quem quer uma moto para cidade e estrada e não abre mão do estilo.
Harley Davidson Sportster S
Uma Harley com motor refrigerado a líquido. A usina gera 121 cv a 7.500 rpm e 12,9 kgf.m a 6.750 rpm e seu velocidade máxima chega a 220 km/h. A transmissão final é tradicional, feita por correia e o câmbio é de 6 marchas.


Os paralamas pequenos, os pneus (bem grandes) e o guidão largo dão o aspecto bobber dessa motocicleta. Apesar do seu visual enxuto, dignos do estilo, a moto pesa 220 kg a seco, ou seja, continua bem pesada. Seu preço parte de R$ 129.700.