Quem compra uma moto zero quilômetro sempre fica mais seguro, pois além dela estar novinha e sem nenhum desgaste para manutenção também tem a garantia da fabricante. Porém essa alegria não é para todos os componentes e caso algum considerado de “desgaste natural” estrague ou esteja sendo mal utilizado, vai sair do bolso do proprietário.
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As chamadas peças de desgaste natural, como o próprio nome diz, são aquelas que vão se deteriorando conforme o uso, tendo uma vida útil limitada.
Mesmo que, pensando bem, toda a motocicleta tenha uma vida útil, algumas de suas peças têm prazos de trocas mais curtos e previstos, diferente de itens como: caixa de velocidades, banco, chassis e outros – que podem durar mais de décadas.
As peças de desgaste natural mais comuns de uma moto são:
- Vela de ignição;
- Pneus;
- Lâmpadas;
- Bateria;
- Corrente de transmissão, pinhão e coroa;
- Lonas e pastilhas de freio;
- Embreagem;
- Juntas, guarnições, retentores e anéis de vedação;
- fluidos e filtros;
- Cabos em geral;
- Descoloração, manchas e alteração nas superfícies
- pintadas ou cromadas
As baterias costumam ter uma garantia mais estendida, porém geralmente menor que o tempo da garantia da fabricante da moto.

Todos estes itens listados – e outros mais – não têm cobertura da garantia caso estraguem ou acabem. Mesmo que a manutenção chegue antes do prazo estipulado, tudo é relacionado à utilização do condutor, que pode ter exigido demais do equipamento e feito-o chegar ao fim antes do previsto.
- Falando do modo de uso do proprietário, há também a possibilidade da garantia da moto ser negada caso o condutor esteja utilizando o modelo de forma inapropriada. Este é válido para as peças que têm cobertura. O uso da motocicleta em competições, ou com fins esportivos, por exemplo, são fatores eliminatórios.
O mau uso também pode ser encarado pelo acúmulo de sujeira, limpeza inadequada, falta de manutenção (caso necessário).
- O condutor também deve ficar atento às manutenções. Peças paralelas instaladas e que afetem o funcionamento do modelo também podem desqualificar a garantia da moto.
As fabricantes ainda exigem que todas as manutenções periódicas tenham sido feitas em oficinas concessionárias das marcas, como cláusula de perda de garantia.
A garantia da moto varia de fabricante para fabricante, porém estes são itens comuns a todas elas. O proprietário, para ficar ciente de todos os seus direitos e deveres, pode e deve consultar o certificado de garantia de seu veículo, obtendo assim informações mais detalhadas.
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