A marca Honda tem no mercado nacional duas opções de motos trail versáteis. Com potências e conjuntos semelhantes, muitos ficam na dúvida sobre as vantagens da XRE 190 sobre a Bros 160. Vale a pena pagar mais? Confira as principais diferenças.
Vantagens da XRE 190 sobre a Bros 160 – Motor
O motor que equipa a NXR 160 Bros é derivado do usado na CG 160, em suas diversas versões. Trata-se de um monocilíndrico arrefecido a ar (OHC) Flex, que permite o uso de etanol e gasolina em proporções variadas.


A potência máxima da Bros é de 14,3 cv com etanol e 14,2 cv com gasolina, sempre a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,45 kgf.m com etanol e 1,44 kgf.m com gasolina, a 5.500 rpm.
Enquanto isso, mais potente, a XRE 190 também é movida pelo monocilíndrico arrefecido a ar (OHC) Flex. Mas redimensionado para 184,4 cm³, tem potência máxima de 16 cv com etanol e 15,9 cv com gasolina, a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,66 kgf.m com etanol e 1,65 kgf.m com gasolina, a 6.000 rpm.


XRE 190 vs. Bros 160 – Design e conjunto
Outro ponto muito diferente entre a XRE 190 e a Bros 160 fica por conta do visual. A 190cc tem visual que remete a antiga XRE 300, com destaque ao farol de LED – fixo na grande carenagem dianteira que envolve o tanque.
Por sua vez, a Bros também tem farol de LED, mas com o conjunto preso ao guidão e também ao conjunto de para-lamas dianteiro. Contudo, ambas as motos tem itens como painel digital e a nova tomada USB-C – que permite a recarga de celulares.


Além disso, ambas as trail tem chassi do tipo berço semiduplo de aço, suspensão dianteira de 33 mm e balança de suspensão de aço na traseira. As rodas são raiadas com aros de aço, de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, calçadas com pneus Pirelli MT60.
Porém, o peso a seco de ambas versões da Honda NXR 160 Bros é de 125 kg. Enquanto isso, o peso a seco da XRE 190 2025 é de 128 kg.


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O veredito final: o preço!
Enfim, de forma geral, a XRE 190 se apresenta como a melhor escolha para quem quer rodar mais no asfalto e busca mais comodidade por conta da potência. Para isso, o modelo tem mais cavalos e torque, destaque no visual e chega apenas na versão que já inclui o sistema ABS na dianteira. Porém, custa mais, partindo dos R$ 22.450.
Enquanto isso, a Bros pode ser a melhor escolha para se rodar por estradinhas de terra e pegar um pouco menos de asfalto. Tudo isso, claro, pagando menos. O modelo parte de R$ 20.900 na versão com freios combinados (CBS). E quem busca a versão com ABS na dianteira ainda paga manos que a XRE, com R$ 21.820 divulgado na opção da Bros topo de linha.