A Yamaha Tenere 700, é uma das big trail mais aguardadas no Brasil. Seu nome faz renascer a paixão de vários motociclistas que curtem pegar uma estrada de terra com desempenho e adrenalina.

No exterior, do outro lado do atlântico, são disponibilizadas 5 versões para a Tenere 700, o que gera aquela expectativa: qual delas devem vir para o Brasil? Conheça os modelos e as diferenças entre elas:
Mantenha o padrão 700
A versão base da T7 é equipada com o motor bicilíndrico de 689 cc, que produz 73,4 cv a 9.000 rpm e torque de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm (mesmo motor da MT-07). Ela possui suspensão KYB com curso de 210 mm na dianteira e 200 mm na traseira, adequada tanto para estradas pavimentadas quanto para trilhas leves.


A motocicleta também inclui os freios ABS, iluminação full-LED, carregamento USB, painel TFT com conectividade e altura do assento é de 875 mm, oferecendo uma posição de pilotagem equilibrada para diversos terrenos. Esse conjunto é o mesmo em todas as outras versões, mas com algumas adaptações para cada propósito.
Tenere 700 Rally Edition
Quer cair pra aventura? A Rally Edition é voltada para os entusiastas do off-road. Ela tem assento em peça única e o seu para-lamas é mais alto em relação ao pneu, típico das motos mais aventureiras.

Além disso, conta com protetores de motor, radiador e ganhou novas manoplas mais voltadas pro uso off-road. O grafismo também mudou e leva as cores da clássica da versão de 1983. A suspensão da KYB tem o curso mais longo e melhora a capacidade de enfrentar obstáculos.
Tenere 700 Raid World
World Raid é projetada para longas expedições. Ela vem equipada com duplo tanque, que aumenta para 23 litros de capacidade de combustível.
Ela possui três ajustes para o ABS, enquanto o garfo dianteiro foi atualizado e fornece 230 mm de curso de suspensão. Na parte traseira, o amortecedor recebeu reservatório remoto e tem 220 mm de curso. A versão World Raid recebe ainda um amortecedor de direção ajustável da marca Öhlins.
Veja também:
Tenere 700 Extreme Edition
Tenere 700 Explore Edition
A Explorer é a versão da T7 projetada para viagens de longa distância. Por isso ela tem para-brisa mais alto e largo, câmbio quickshifter e malas laterais como opcionais. Seu peso é maior que as outras, pesando 211 kg.


UM altura do assento na Explorer é 15 mm mais baixa do que a da moto padrão, agora em 860 mm. Junto disso, o garfo dianteiro Kayaba é 20 mm mais baixo do que o modelo básico, em 190 mm de curso. Enquanto o monoamortecedor traseiro Kayaba é mais baixo em 20 mm, proporcionando 180 mm de curso. Tudo pensando em conforto.
Versão | Suspensão Dianteira | Suspensão Traseira | Características Principais |
---|---|---|---|
Mantenha o padrão 700 | 210 mm (Kyb) | 200 mm (KYB) | Modelo base, painel TFT, ABS, USB, full-LED |
Tenere 700 Rally Edition | Curso mais longo | Curso mais longo | Assento único, protetores de motor e radiador, manoplas off-road, grafismo retrô |
Tenere 700 Raid World | Maior curso | Maior curso | Tanque maior, componentes reforçados, ideal para longas expedições |
Tenere 700 Extreme Edition | 230 mm (Kayaba) | 220 mm (Kayaba) | Para-lama alto, pedaleiras de titânio, protetor de radiador e corrente leve |
Tenere 700 Explore Edition | 190 mm (Kayaba) | 180 mm (Kayaba) | Para-brisa maior, quickshifter, malas laterais opcionais, foco no conforto |