O brasileiro tem uma paixão pelas motos big trail e não é de agora. Alguns nomes dão nostalgia só de mencionar pois sem dúvidas marcaram época no Brasil. Essas motos não eram apenas veículos, eram companheiras de aventura.

Com design robusto, tecnologia avançada e desempenho impressionante, elas conquistaram corações e deixaram um legado que ainda ecoa entre os amantes das duas rodas por ter levando seus pilotos a destinos incríveis, seja no asfalto ou em terrenos desafiadores. Confira 5 big trails que deixaram saudades e para muitos foram as melhores!
Yamaha Super Ténéré 1200
A Super Ténéré 1200 chegou ao Brasil em 2011. A big trail da Yamaha usava um motor bicilíndrico de 1.199 ccAssim, 110 cv gerados a 7.250 rpm e 11,6 kgf.m de torque a 6.000 rpm de potência máximos. Inspirada na lendária Ténéré 750, a 1200 era uma das mais tecnológicas. Oferecia controle de tração, freios ABS combinados e modos de pilotagem, tornando-se referência no off-road.


A Super Teneré deixou muitos fãs desamparados quando saiu de linha em 2021, pois a Yamaha deixou de ter uma moto big trail no seu portfólio. Os “órfãos” dessa máquina aguardam ansiosamente pela chegada da nova Teneré 700, que deve ser lançada ainda nesse semestre.
BMW R 1200 Gs
A BMW é pioneira e referência quando o assunto é big trail. A R 1200 GS foi apresentada em 2004como substituta da R 1150 GS, mas chegou ao mercado em 2005. O seu motor boxter de 1170 cc gerava 99 cv de potência a 7.000 rpm e toque de 11,7 kgf.m a 5.500 rpm.


O conjunto se destacava pela ciclística e desempenho nos dois mundos (on e off road), incluindo suspensão Telelever e Paralever, além de transmissão por Cartãoque eliminava a necessidade de corrente. A partir de 2019, foi substituída pela R 1250 gsmas para muitos motociclistas, a 1200 continua sendo um marco.
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Honda XL 700V Transalp
A Transalp chegou ao Brasil em 2011, mas seu nome ecoa lá em 1987 quando nasceu inspirada no rali Paris-Dakar. Seu motor V-twin de 680 cc, arrefecimento líquido e câmbio de cinco marchas, ganhou fama por ser (muito) confortável.


O seu motor garantia potência máxima de 60 cv a 7.750 rpm e torque de 6.12 kgf.ma 6.000 rpm. Apesar de ter rivais mais modernos como a Yamaha XT 660 R e Suzuki V-Strom 650, a Honda deixou muitos apaixonados com saudade dessa moto que presava muito pelo conforto.
Aventura KTM 1190
A KTM é basicamente sinônimo de fora da estrada e adrenalina. A 1190 Adventure desembarcou no Brasil em 2015 e rapidamente ganhou fama pelo seu desempenho agressivo e muita tecnologia. A big trail tinha acelerador eletrônico, embreagem deslizante, quatro modos de pilotagem, ABS e ajuste de suspensão eletrônico.


Com seu poderoso motor de dois cilindros em “V” de 1.190 cc e câmbio de 6 velocidades, o piloto podia experimentar os 150 cv de brutalidade entregues a 9.500 rpm. Em 2017, foi substituída pela linha 1290, mas sua passagem pelo Brasil marcou os motociclistas que buscavam adrenalina acima de tudo.
Triumph Tiger 800
A Tiger 800 foi lançada em 201 pela Triumph Brasil. A big trail britânica era uma aventureira sofisticada, preparada para rodar em longas viagens, encarar estradas de terra e trafegar na cidade. Foi só em 2020 que o modelo saiu de linha, abrindo espaço para a Tiger 900.


A Tiger 800 em todas as suas versões, usava motor arrefecido a líquido e seu característico 3 cilindros em linha. O propulsor entregava 95 cv a 9.250 rpm e 7.95 kgf.m a 7.850 rpm. Ela marcou toda uma geração de pilotos que queria uma moto extremamente versátil e que não perdia em esportividade.