A Shineray Brasil lançou modelos em parceria com marcas como QJ Motor e Lifan. Mas como temos acompanhado, algumas motos estão ganhando nomes novos escolhidos pela própria montadora. Nesse ano, deveremos ter mais novidades.
Shineray Brasil “rebatiza” modelos
No ano passado, alguns modelos lançados pela Shineray Brasil foram rebatizados com outros nomes. A forma como são criados esses nomes é algo interno, a princípio definido pelo novo marketing da montadora. De toda forma parte da explicação foi passada pela própria Shineray no ano passado, durante a informação de que a empresa estaria formalizando a homologação de alguns modelos diretamente na China, através do China Merchants Vehicle Research (CMVR), instituição chinesa que seria reconhecida pelos órgãos nacionais para validar a homologação ao Promot 5, que passa a valer neste ano.


Isso aconteceu há cerca de 1 ano, e destacava os Boa quantidade de modelos que seriam homologados pela instituição. Porém, como aconteceram outros lançamentos no ano passado, acreditamos que outras marcas receberam a aferição através do Cmvr para serem lançados e comercializados por aqui.
Nessa mesma ocasião a Shineray Brasil fez a seguinte explanação a respeito dos modelos que seriam lançados: veículos até 250 cilindradas receberão a marca Shineray. Acima de 300cc continuarão com o selo da marca e nome original. Pelo que entendemos, os modelos abaixo de 300 cilindradas receberão novos nomes com a marca Shineray. Já os modelos de maior cilindradas deverão continuar com os nomes e marcas originais.


Essa explicação a princípio estaria ligada diretamente aos modelos da SWM. Mas ao longo do ano passado, vimos que vários outros modelos até 250cc de outras marcas, receberam outros nomes. A regra deve estar valendo para todas as parcerias, incluindo QJ Motor e a Lifan.
Modelos que já foram “rebatizados” pela Shineray Brasil
KPT 200, da Lifan – renomeado como Shineray Storm 200 EFI


Trata-se de uma crossover de média cilindrada que combina versatilidade e desempenho para encarar diferentes terrenos. Com um design robusto, conta com suspensão dianteira invertida e um painel digital completo. Seu motor de 200 cc entrega até 20,4 cv de potência e torque de 1,8 Kgfm a 7.500 rpmalcançando uma velocidade máxima estimada de 130 km/h, conforme especificações da fabricante. Ideal tanto para deslocamentos urbanos quanto para aventuras em estradas de terra. Lançada em agosto de 2024.
QJ Motor TRX 25 – renomeada Shineray 250F “Flash”


A QJ Motor TRX 25 já era vendida na Europa. Projetada para quem busca agilidade e desempenho no segmento street de 250 cilindradas, a Flash 250 chega com um motor DOHC de 249,5 cm³, refrigeração líquida e injeção eletrônica. Com potência de 27,9 cv a 9.500 rpm e torque de 2,2 kgfm a 7.250 rpmoferece aceleração rápida e eficiência no consumo de combustível. Seu design esportivo e moderno reforça sua proposta de mobilidade urbana e esportividade. Lançada em dezembro de 1024.
Lifan V16S – renomeada como Titanium 250


É a versão “S” da V16. Com uma pegada custom moderna, a Titanium 250 combina estilo e conforto para quem valoriza uma pilotagem diferenciada. Seu motor V-Twin de 248,9 cm³, com injeção eletrônica e refrigeração a ar, gera 19 cv a 8.000 rpm e 1,8 kgfm de torque. Com um design clássico e postura de condução relaxada, é uma ótima opção para quem deseja rodar com personalidade e desempenho equilibrado. Lançada em dezembro de 2024.
Lifan V16 – renomeado como Shineray Denver 250


UM Denver 250 chega ao mercado apostando em um estilo retrô combinado a tecnologias atuais. O motor é o mesmo da Titanium 250, um bicilíndrico V-Twin de 248,9 cm³, equipado com injeção eletrônica e refrigeração a ar, gera 19 cv a 8.000 rpm e 1,8 kgfm de torque. Entre os destaques, estão o sistema de iluminação Full LED e as portas USB duplas, agregando praticidade ao piloto. Seu design clássico reforça o DNA custom, ideal para quem busca uma moto estilosa e funcional. Lançamento em dezembro de 2024.
Lifan K19 – renomeado como Shineray Iron 250


A Iron 250 combina design, performance e eficiência mecânica. Originalmente o motor da K19 é de 150cc. A modificação aconteceu apenas no modelo brasileiro. Seu motor monocilíndrico de 250 cc, com quatro válvulas, refrigeração líquida e câmbio de seis marchas, entrega até 27,67 cv a 9.000 rpm e 2,3 Kgfm de torque a 7.000 rpm. O motor é Lifan e a própria Shineray confirmou que não é o mesmo motor da QJ TRX 25, como foi noticiado em alguns sites.
Neste ano a Shineray Brasil deverá fazer outros lançamentos, e os modelos da italiana SWM são esperados. Como são de maior cilindrada, não deverão ter seus nomes alterados. Vamos aguardar!