A Tesla é atualmente uma das maiores fabricantes de veículos elétricos, perdendo apenas para a gigante da China, a BYD. Porém, ao contrário da rival asiática, que tem planos para motocicletas, a marca de Elon Musk não pretende fazer motos, entenda porquê.
Elon Musk não faz motos
A montadora de propriedade de Elon Musk está no negócio de veículos elétricos desde 2008. Além disso, desde que lançou seu primeiro produto, a primeira geração do Tesla Roadster, uma coisa parece bem clara: ele não quer fazer motos!


Assim, mais de 15 anos depois que a empresa começou a fabricar carros elétricos, a marca Tesla optou por se concentrar apenas em veículos de quatro rodas. Mas quando o assunto são motos, a empresa nunca esboça planos para um possível novo mercado.
Porém, nem todo mundo entende porque o bilionário está ignorando completamente o mundo e o mercado das motos, até mesmo as elétricas.


Quase “foi de arrasta” com elas? Entenda
A Tesla praticamente nunca se pronuncia sobre o segmento de duas rodas, quase agindo como se o mercado de motos e carros não andasse lado a lado. Entretanto, curiosamente, em um dos únicos momentos que o tema foi abordado, foi o proprietário e CEO Elon Musk que falou.
Em 2018, comentando publicamente sobre as perspectivas da Tesla, o bilionário foi questionado por um jornalista sobre a ideia de entrar no mundo das motos. Segundo Musk, ele tinha uma motocicleta até os 17 anos de idade.
No entanto, ele acrescentou também que quase já foi morto por um caminhão, enquanto andava de moto. Sem acrescentar mais detalhes, Musk disse que não entraria no mercado de motocicletas.
https://www.youtube.com/watch?v=5AO6W19LCM8
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Motivos para não entrar no negócio
A resposta de Musk à pergunta do jornalista foi curta. Porém, é possível perceber a relação que o dono da Tesla faz com as motos e a falta de segurança no trânsito. Os EUA estão ainda bem longe das estatísticas do Brasil, porém, a ressalva do bilionário ainda é algo a se considerar.
Em 2022, as motocicletas corresponderam a mais 15% dos acidentes fatais de veículos motorizados nos Estados Unidos, de acordo com dados da NHTSA. Em perspectiva, no Brasil, os óbitos de motociclistas eram mais de 35% do total em 2021, segundo levantamento do Ministério da Saúde.


Por outro lado, além da questão pessoal com a segurança, o mercado de motos oferece um grande desafio a novas marcas. Grandes nomes como Erik de voltal já se deram mal nesse meio, seja em parceria com a Harley-Davidson ou mesmo fabricando elétricas.
Some-se isso ao fato de que os EUA nem chegam à lista dos principais países que compram motos elétricas, Vietnã e a índia superam muito mais em vendas. Ou seja, parece que não há muita justificativa para Musk entrar no mundo das duas rodas…