UM Yamaha é a segunda marca de motos que mais vende motocicletas no Brasil. Desde a sua chegada em 1970, a montadora é lotada de modelos que aqueceram o coração de vários brasileiros desde a RD50, primeiro modelo “made-in-Brasil, até a mais recente Yamaha Neo’s, scooter 100% elétrica.

Um dos modelos que mais marcou a história da Yamaha foi a YBR 125, a sua primeira motocicleta popular de quatro tempos feita em terras nacionais. Na época a marca ganhou muitos elogios, por causa do seu design mais moderno e propulsor mais atual que a concorrente Honda CG 125 Titan.


A YBR, que logo vinha a se tornar a tão conhecida Factor, foi a linha de motos da Yamaha mais vendida de todos os tempos. Considerando esse sucesso a equipe do Motonline separou uma lista de modelos da YBR/Factor que mais marcaram a trajetória da linha no Brasil.
Yamaha ybr 125 ed
A YBR 125 ED foi a versão mais completa que a linha, que ficou de 2000 a 2008. A motocicleta usava motor de 125 cc, 12,5 cv e 1,19 kgf.m de torque. A sigla ED significa “electric start disc”, ou seja, uma moto popular que tinha partida elétrica e freio a disco na dianteira. Esse modelo concorria diretamente com a Honda CG 125 Titan, mais completa da concorrente.


Fator YBR 125
Em setembro de 2008 é anunciada ao mercado as novas YBR 125 Factor. Com um novo visual, a Factor lembrava a sua irmã maior Fazer 250, e características técnicas exclusivas, porém perdeu um pouco de potência para se adequar às normas de emissão de poluentes. Agora o motor gerava 11,2 cv e o torque era de 1,13 kgf.m.
Veja também:
Honda Biz: relembre todas as gerações deste sucesso que nasceu no Brasil
Só relíquia! Neymar mostra sua coleção de motos (quase todas) esportivas
CG Titan ou FZ 15: melhor comprar a mais potente ou a mais completa?
YBR Factor 125 K1
A Yamaha anunciou em 2014 uma nova versão para o seu sucesso de vendas. A K1 foi o modelo de entrada da Yamaha YBR 125 Factor, uma moto “capada”. Não tinha cavalete central, marcador de combustível, freios a tambor, partida à pedal… tudo para custar mais de mil reais a menos que a versão amis completa ED, que vinha até com rodas em liga leve.


Fator 150 Blueflex
A Factor 150 abandona a sigla YBR e ganha novo motor, vindo da sua parente YS Fazer 150. O motor já vinha com o sistema BlueFlex capaz de produzir até 12,2 cv e torque de 1,285 kgf.m quando alimentada com gasolina. já no etanol, o motor oferece 12,4 cv e 1,295 kgf.m de torque.


YS Fazer 150
Por falar em motor 150, vale a pena relembrar da moto que surgiu com ele. A Fazer 150 surge em 2014 e batia de frente com a CG 150 e 160, mas nunca chegou a ultrapassar ela em número de vendas. Ao longo dos anos ela manteve o mesmo conjunto mecânico, alterando apenas grafismo e cores.


Fator 125i
Em 2017 a Yamaha aposentou o carburador e adicionou a injeção eletrônica na YBR 125, que ganhou a letra “i” como indicação dessa nova tecnologia. A potência aumentou nessa geração, passando para 11 cv e torque de 1,15 kgf.m, além disso ela ficou mais econômica chegando aos 40 km/l em média. Outra inovação foi que o motor virou Flex.


Fator 150 DX 2025
A Yamaha Factor 150 2025 teve o visual renovado e manteve seu motor de 149cc. Entre as novidades se destaca o painel 100% digital, farol LED, tomada para carregamento de celular, mas nada de freio ABS. Hoje essa moto é vendida pela Yamaha a partir de R$ 18.490.

Em 2025 só sobrou a Factor 150. Após 25 anos a Yamaha anunciou que vai retirar de linha a Factor 125i e a Fazer 150 para dar espaço para a “Nova Factor” e a Factor 150 DX, porém não há grandes novidades para essas novas motos .