A KTM retoma a produção após uma audiência decisiva no tribunal europeu de insolvência, garantindo a continuidade da marca. A operação no Brasil poderá ter novidades ainda em julho deste ano.
KTM Retoma a Produção Após Audiência
No último dia 24 de janeiro, a KTM participou de uma audiência determinante no tribunal europeu de insolvência. O avanço nas negociações com investidores, inclusive contou com o aval do governo austríacolevou o tribunal a permitir que a empresa permanecesse sob autogestão até a audiência final, marcada para 25 de fevereiro. Essa decisão representa um voto de confiança na capacidade da marca de se reerguer e continuar sua trajetória de inovação no setor motociclístico.


A estratégia de reestruturação busca não apenas estabilizar a empresa financeiramente, mas também assegurar a continuidade da produção e a presença da KTM nos principais mercados globais. A marca reafirma seu compromisso com qualidade e desempenho, aspectos fundamentais para sua reputação ao longo das décadas.
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Reinício da Produção na Áustria
A retomada da produção na Fábrica de Mattighfenna Áustria, está programada para 17 de março de 2025. Inicialmente, serão fabricados modelos cujos componentes já estão garantidos, permitindo um retorno gradual da capacidade produtiva. Já os modelos apresentados na EICMA de 2024 terão produção em série a partir do quarto trimestre de 2025, seguindo a disponibilidade de insumos e os padrões de qualidade característicos da KTM.


Em 23 de Janeiro de 2025, Stefan Pierer oficializou sua saída do comando da KTM, transferindo a liderança para Gottfried Neumeister. Pierer esteve à frente da empresa desde 1992 e foi responsável por transformá-la em uma referência global no motociclismo. Stefan Pierer continua participando como membro do conselho da empresa, acompanhando todo o processo de reestruturação.


KTM no Brasil
UM subsidiária brasileira da KTM assume oficialmente as operações no país a partir de abril de 2025. Inicialmente prevista para fevereiro, a produção em Manaus foi reprogramada para julho de 2025 devido às adaptações do plano de reestruturação global da marca.
Para garantir o abastecimento das concessionárias até o início da produção local, um lote de motocicletas CBU (Completely Built Unit)* das marcas KTM e Husqvarna será importado diretamente do exterior. Dessa forma, o mercado brasileiro não sofrerá interrupção no fornecimento de modelos.


Ao que consta, a KTM no Brasil deverá focar em modelos off-road e possivelmente em modelos de menor cilindrada. Ou seja, existe uma boa chance da nova 390 ENDURO R.ser lançada no mercado nacional.
A construção da planta de Manaus segue conforme o cronograma, com a chegada dos primeiros equipamentos, incluindo um dinamômetro importado da Áustria. Para apresentar os avanços do projeto, a KTM planeja realizar uma reunião nacional até o fim de fevereirodetalhando os próximos passos.
* CBU – Completely Built Unit – nesse sistema as motos chegam completamente montadas para serem comercializadas.