A Royal Enfield Shotgun 650 foi apresentada no Brasil durante o Festival Interlagos de 2024 e menos de um ano depois ela já chegou ao país. Com uma motorização intermediária e um estilo bobber o medo entra em vendas já no próximo dia 22 de fevereiro. A novidade foi anunciada em apresentação embargada na ultima terça-feira (18).
VEJA TAMBÉM:

Preços e versões da Royal Enfield Shotgun 650
- Shotgun 650 Folha de metal base cinza (Cinza): R $ 33.990
- Espingarda 650 broca média verde ou plasma azul (verde ou azul): r $ 34.490
- Shotgun 650 Top Stencil White (branca customizada): R$ 34.990
Com uma estrutura e coração derivados da Super Meteor 650, o modelo é praticamente uma irmã da custom, porém com mudanças significativas na condução.
A começar pela posição de pilotagem, que na Shotgun 650 fica mais projetada para frente e também com as pernas mais presas ao tanque, diferente da Super Meteor. O guidão também ficou mais estreito e baixo.

Um diferencial da Royal Enfield Shotgun 650 é sua customização, bem mais variada do que o amplo leque que o consumidor já costuma contar em outros modelos da marca. Além das vastas opções de cores também é possível incluir: piscas em led, carenagem frontal adicional, retrovisores ponta de guidão, protetor de tanque, protetor de cárter, rodas diferenciadas, banco confort, e outros.
- O banco do garupa já vem de fábrica com opções de rodar completo, retirada do estofado para usá-lo como grelha para cargas ou retirada completa para a aparência de uma verdadeira bobber.
No motor, como já dito, chega o já conhecido twin de 648 cm³ capaz de uma potência de até 47 cv a 7250 rpm e torque máximo de 5.3 Kgfm a 5650 rpm. Detalhe importante é que ele não sofreu nenhum ajuste em relação às outras motos que já o utilizam.
Apesar disso, na prática o modelo ficou mais leve, pesando 240 kg, e ágil para a condução, ou seja, tendo também melhor resposta a acelerações e reduções. Seu tanque ficou menor e comporta até 13,8 L de gasolina.
Com um consumo médio de 22 km/l, segundo a fabricante, a Royal Enfield Shotgun 650 garante uma autonomia de 303 km, considerando o tanque cheio.
No conjunto de tecnologia ela mantém o tripper para conectividade com o smartphone e fornecer informações de GPS, mesmo que de forma resumida. Já o painel também segue como de costume sendo misto (analógico e digital), mas contendo todas as informações essenciais ao piloto: velocímetro, trip A e B, quantidade de combustível, marcha engatada, hodômetro total e até problemas mecânicos além de todas as luzes de alerta.
- A Royal Enfield Shotgun 650 também vem com uma tomada USB-A na lateral, perto da bateria. É necessário tirar a tampa com a chave para acessar e “prender” o aparelho junto a carenagem para seguir viagem.
Os interessados que fizerem a reserva da Shotgun 650 começarão a receber seus modelos em até 30 dias após o pedido enquanto estiverem modelos do lote disponíveis.
Cartão Técnico Royal Enfield Shotgun 650
- Motor de 648 cm³ bicilíndrico paralelo, 4 tempos, SOHC, refrigeração Ar-Óleo
- Diâmetro x Curso 78 mm x 67.8 mm
- Taxa de compressão 9.5 : 1
- Potência Máxima 47 cv a 7250 rpm
- Torque Máximo 5.3 Kgfm a 5650 rpm
- Embreagem Multidisco banhada a óleo
- Câmbio de 6 velocidades
- Alimentação Injeção Eletrônica de Combustível
- Filtro de Ar Elemento em papel
- Partida Elétrica
- Consumo de combustível médio de 22 km/l
- Chassi tipo espinha tubular em aço
- Suspensão Dianteira Amortecedores Showa com garfo telescópico invertido, 120 mm de curso
- Suspensão traseira Amortecedores duplos Showa, 90mm de curso com ajuste de carga
- Pneus Dianteiros 100/90-18 M/C 56H (Sem câmara)
- Pneus Traseiros 150/70 R17 M/C 69H (Sem câmara)
- Freios Dianteiros Disco de 320 mm, pinça flutuante de dois pistões
- Freios Traseiros Disco de 300 mm, pinça flutuante de dois pistões
- ABS Dois Canais
- Distância entre eixos 1465 mm
- Altura mínima ao solo 140 mm
- Comprimento total 2220 mm
- Largura total 820 mm
- Altura total 1105 mm
- Altura do assento 795 mm
- Peso em ordem de marcha 240 kg (com 90% de combustível e óleo)
- Capacidade de tanque 13.8 litros
- Bateria 12 volts, 12 ah, vrla
- FAROL FPL 1,55 W LED
- Lanterna traseira 2.5 W, LED
- Tomada de carregamento USB-A 2.0 – 5V 2A
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Borisacompanhe o Caropapo Não podcasts do YouTube: