Imagine um veículo com motor de 200 cv de potência e 14 kgf.m de torque. Com esses números você pode até imaginar um carro como o Audi A3 2.0, mas, na verdade, se trata de uma moto. É a Kawasaki Z H2, lançamento da marca no Brasil. Sem dúvidas o Audi e a nova Kawasaki são sinônimos de performance. Para entender o nível da brutalidade de uma Z, fizemos um breve comparativo entre os dois modelos.


Característica | Kawasaki Z H2 2025 | Audi A3 2025 |
---|---|---|
Potência | 200 cv | 220 cv |
Peso | 240 kg | 1,320 kg |
Aceleração (0-100 km/h) | 3 segundos | 7 segundos |
Preço | R $ 119.990 | R $ 250.000 |


Claro que são duas coisas completamente diferentes. Um é um carro, com motor 2.0 turbo, com 35,7 kgf.m de torque, do outro lado uma moto supercharger de 998 cc, com 14 kgf.m de torque. Mas o comparativo vale para se ter uma ideia do quanto a Z H2 se destaca quando o assunto é desempenho.
Na relação peso/potência a distância é gigantesca. O Audi A3 tem 6 kg para cada cavalo de potência. Já a Kawasaki tem apenas 1,2 kg por cavalo. Essa diferença é bem nítida no seu 0 a 100 km/h.


O segredo: motor supercharger
A Z H2 2025 é Conhecida como a “irmã sem carenagens” da Ninja H2R. Ela se destaca pelo motor supercharger e deve vir ao Brasil no segundo trimestre de 2025 por R$ 119.990, com frete incluso, e estará disponível na cor verde.


Esse supercharger foi desenvolvido com tecnologia derivada da divisão aeroespacial da Kawasaki. Essa tecnologia não gera atraso porque é acionado mecanicamente pelo motor, o que garante que a compressão do ar aconteça instantaneamente. Diferente de um turbo, que depende dos gases do escapamento para girar a turbina (o que pode gerar um pequeno atraso, chamado de “turbo-lag”).


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Tecnologia
Eletrônica sobra na Z H2. Ela é equipada com um acelerador eletrônico e quatro modos de pilotagem: Sport, Road, Rain e Rider. O modelo também tem sistema quick shifter (KQS), que possibilita trocas de marcha sem o uso da embreagem tanto em acelerações quanto em reduções.


Outro destaque é a Unidade de Medição Inercial (IMU) da Bosch, que monitora em tempo real a inclinação e movimentação da motocicleta. Esse sistema interage com o controle de tração (KTRC), o gerenciamento de curvas (KCMF) e os freios ABS inteligentes. Tem que ter muita tecnologia pra auxiliar o piloto com um monstro em performance.


O modelo utiliza um quadro de aço de alta resistência, projetado para oferecer leveza e rigidez estrutural, todo o conjunto tem 240 kg em ordem de marcha e tanque de 19 litros. A Kawasaki Z H2 passa facilmente dos 200 km/h, mas ficar em cima dela em alta velocidade não deve ser tão fácil, por se tratar de uma naked.