UM Honda nós é a segunda moto mais vendida da história da marca, com cerca de 5 milhões de unidades emplacadas. Lançada em 1998, a Biz é a moto que popularizou a categoria CUB, mas a sua história volta lá para os anos de 1950 quando surgiu a Super Cub, moto que inaugurou o estilo.


A primeira Biz surge como uma “atualização” da famosa Honda Sonho C100lançada nos anos 1990 no Brasil. Desde então, a CUB foi adquirindo novas tecnologias até chegar na versão 2025, que é quase outra motocicleta, se comparar com o modelo inaugural.


1998 – a estreia da C-100 Biz
A Honda pensou no brasileiro com a C100 Biz. Herdando o motor e câmbio da Dream, a motoneta vinha com novo design e foi a única que oferecia o espaço embaixo do assento, pensado para guardar um capacete. Outra mudança significativa foi na troca da roda traseira, com 14 polegadas e pneu mais largo.


1999 a 2002 – atualizações do que já era popular
Esses 3 anos foram de muita inovação. A Honda criou em 1999 a versão Biz C100 ES, que já vinha com partida elétrica. Dois anos depois o marcador de combustível no painel foi adicionado aos modelos standard e ES. Em 2002 surge mais uma versão, a Honda Biz+, que seria a flagship, com rodas de liga leve, pintura diferenciada e banco bicolor.


2005 – a revolução da Biz
Sete anos após o lançamento, surge o que seria a primeira revolução: a Honda nós 125. O motor ficou mais potente, passando de 6,2 cv para 9,1 cv. Foi nessa época que surgiu o design que segue até a última geração, com os piscas no escudo e novos sistemas de segurança como o Comb-lock. No ano seguinte a Biz ganhou também freio a disco na dianteira.


2009 – injeção eletrônica
Neste ano o sistema de alimentação da Honda Biz passa a ser por injeção eletrônica PGM-FI, que em conjunto com o catalisador reduziu emissões sem prejuízo à potência/torque. Algumas mudanças estéticas também foram feitas, mas a adição do (glorioso) porta-sacolas e novo painel são grandes destaques.
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2011 – agora Flex
A nova Honda Biz agora podia ser abastecida também à etanol. A terceira geração tinha motor Flex e a capacidade do tanque aumentada de 4 para 5,5 litros. Curiosamente, a marca anunciou que a Honda Biz 125 mantinha a mesma potência independente do combustível utilizado.


2012 e 2016 – retrocede e avança
Pensando em outros públicos a Honda reviveu a Biz 100 e o carburador voltou a alimentar a motoneta. A versão ficou mais acessível e vendeu até bem, mas no ano seguinte surge a Honda Biz 110i. O novo modelo era injetado, ganhou quase 2 cv de potência e partida elétrica, igual a Pop 110i.


2018 – a quarta geração
Tanto a Biz 110i quanto a Biz 125 foram modernizadas. Elas ganharam um novo grupo ótico frontal, freios combinados (CBS) e painel digital. Aliás, o painel passou a contar com a função Eco-Lamp, uma luz que auxilia o piloto a encontrar o modo mais econômico de pilotar. Além disso, houve a ampliação do espaço sob o assento e a adoção da inédita tomada 12V.


2025 – ultima versão
Para 2025 o modelo ganhou uma série de atualizações e, inclusive, uma versão inédita. Agora, a Biz 110i saiu de linha para dar lugar à Biz 125 ES, que passa a ser o modelo de entrada da cub. Já a topo de linha se chama EX. O motor de 125 cc aumentou a potência de 8,3 cv para 9,5 cv, além do torque de 1,05 kgf.m. Outra grande mudança é que agora os freios são nas mãos para as duas rodas, retirando o pedal de freio.

