Provavelmente, você conhece a Suzuki pela sua incrível e bem sucedida história com as motos. Porém, a empresa começou sua história muito antes e se consolidou como uma grande fabricante de teares! Assim, levou quase 50 anos para fabricar sua primeira moto – numa trajetória incrível que contamos aqui. Bora relembrar como foram seus primeiros passos em duas rodas?
Primeira moto Suzuki: salto para o mercado automotivo
Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão precisava se reconstruir econômica e socialmente. E então a mobilidade tornou-se uma prioridade. A Suzuki, atenta às tendências, começou a desenvolver veículos compactos e eficientes. E em 1952, a empresa lançou sua primeira bicicleta motorizada, a Free de energiaequipada com um motor de dois tempos de 36cc.


Apesar de ser muito simples, foi revolucionária para a época, permitindo que os usuários pedalassem, usassem o motor ou combinassem ambas as opções.
Entrada definitiva no mundo das motocicletas
Apesar de a Power Free ter marcado, o início da Suzuki no mundo das duas rodas não foi tão fácil para a montadora. Isso porque o modelo não era exatamente uma motocicleta no sentido tradicional.
Então, sem desistir, em 1954 a marca lançou a Perdersua primeira moto Suzuki de verdade. Com um motor de 90cc, a Colleda já mostrava a intenção da Suzuki de competir em qualidade e inovação.


Foi nesse mesmo ano que a Suzuki mudou seu nome oficial para Suzuki Motor Co., Ltd.consolidando seu foco no setor automotivo e de motocicletas.
A chegada ao Brasil: os primeiros passos
A Suzuki desembarcou no Brasil em 1973inicialmente como importadora. Desde aquela época, viram que o mercado brasileiro era promissor. Mas, desafiador. Especialmente para marcas estrangeiras que enfrentavam altas taxas de importação e uma forte concorrência local. Parece que nada mudou…
Nos primeiros anos, a importação da Suzuki focou em veículos de quatro rodas, como o Suzuki Jeep LJ20que ficou famoso por sua robustez e versatilidade em terrenos difíceis. No entanto, as motocicletas ainda eram um nicho relativamente pequeno na operação brasileira.
O destaque das motocicletas
Já nos anos 1980, as motocicletas ganharam mais espaço no mercado brasileiro, acompanhando o crescimento das cidades e a necessidade de transporte acessível. Já consolidada como uma marca global no segmento, a marca começou a importar modelos que rapidamente conquistaram os brasileiros. E a primeira moto Suzuki foi a Suzuki GT 380 e Suzuki GS 750ambas famosas por sua potência e design inovador.


Mas foi com a chegada das motos de baixa cilindrada que a Suzuki realmente começou a se popularizar no Brasil.
Modelos como um Suzuki Intruder 125 e Suzuki Sim 125 se tornaram ícones entre os motociclistas, graças à combinação de economia, durabilidade e estilo.
Esses modelos eram perfeitos para quem buscava uma solução prática para o dia a dia nas grandes cidades.
Produção local: um marco em Manaus
Apenas em 1995, a Suzuki deu um passo importante no Brasil ao inaugurar sua fábrica em Manaus. A produção local permitiu a redução de custos, e poder de competição para atendesse melhor às necessidades do mercado nacional. Um dos primeiros modelos produzidos na fábrica foi a Suzuki Sim 125que rapidamente se tornou sucesso de vendas.
Vale fazer outro destaque, com a Suzuki Intruder 250que marcou presença no segmento de motos de média cilindrada, a qual conquistou um público que buscava algo além do básico. Com o tempo, a Suzuki expandiu sua linha de produção e introduziu modelos maiores, como a Suzuki Bandit 650uma moto que agradou tanto os entusiastas quanto os motociclistas experientes.
O legado da Suzuki no Brasil
Hoje, com mais de 50 anos de presença no Brasil, a Suzuki é uma das marcas mais respeitadas do mercado. O portfólio abrange desde motos de entrada, ideais para o uso urbano, até modelos de alta performance, como a lendária Suzuki Hayabusaconhecida como uma das motos mais rápidas do mundo.