Muitas marcas já percebem a tendência mundial das motos elétricas e a Honda, maior fabricante do mundo, não ficou de fora. A japonesa pretende chegar a 30 modelos elétricos até 2030, até então a marca já lançou 13 motos que não utilizam combustíveis fósseis, mas sim baterias.
Apesar de não ter nenhuma moto elétrica disponível no Brasil à venda, é bem provável que esse cenário mude em breve, pois segundo a Honda, a marca “a Honda expandirá ainda mais seus negócios de motocicletas implementando estratégias de produtos eficientes globalmente, como exportar produtos de alto valor e altamente competitivos cultivados na Índia para o mercado sul-americano”.


O grande foco da marca é nos grandes mercados asiáticos como na Índia, China, Indonésia, que representam 85% do mercado das duas rodas da Honda. Porém toda a região apontada como “Sul Global”, que tem o Brasil no meio, tem uma crescimento da demanda de motocicletas incluindo o setor de motos elétricas. Você já conhece quais já estão no mercado? Bora pra lista!
Conceito Honda EV


No EICMA 2024 a Honda apresentou dois modelos elétricos, a EV Fun e EV Urban. A primeira foi o primeiro projeto “naked” da marca, que tem bateria fixa e autonomia para mais de 100 km. Já a Urban é uma scooter mais robusta realmente foi pensada para a mobilidade nos centros das cidades e promete uma interação melhor por meio de softwares.


Honda Em1e
A pequena scooter de 95kg, foi pensada para praticidade. Sua bateria carrega completamente em 6h e rende até 48 km andando no modo econômico, ou seja, só para trajetos mais curtos. Apesar de colocar a bateria embaixo do banho, sobrou espaço de 33l para carregar objetos. Ainda esse ano a EM1e vai debutar na Índia, conforme afirmado pelo CEO da Honda no país.


Tanque Honda
Na Indonésia a CUVe já foi anunciada. O modelo tem duas baterias intercambiáveis entregam mais de 70km de autonomia e velocidade máxima de 80 km/h. O projeto mira o uso urbano e na correria do dia-a-dia, e suas baterias precisa de 3h para carregar 75%.


Honda Icon-e
Também pensada para o transporte nas grandes cidades da Ásia, a Icon-e é uma das motos elétricas baseadas no modelo EM1. Com uma bateria integrada é possível ultrapassar 50 km de autonomia, sem precisar recarregar a scooter. A estética é bastante agradável e lembra a antiga Honda Lead 110.


Activa-e E QC1


Duas motos elétricas pensadas para o maior mercado de motocicletas do mundo, a Índia. A Honda Activa-e é uma scooter que chega a até 102 km de autonomia e a velocidade máxima é de 80km/h, e a bateria é removível. Já a QC1 é bastante parecida no modelo, bem “clean”, mas com suspensão mais alta e bateria fixa. A velocidade máxima dessa moto é de 50km/h e pode percorrer até 80km.


Honda E-Pop / E-SCR
Honda e-SCRA Honda apostou em um modelo clássico de scooter na e-Pop. Com visual retrô, a moto pode chegar a 25km/h e chegar a 110km de autonomia com uma carga, se encaixaria como ciclomotor. A e-SRC é um pouco mais moderna, mas parece uma scooter dos anos 90. Sua velocidade é maior, podendo alcançar 52 km/h mas entrega menos autonomia. Essas duas motos elétricas são focadas para o público chinês.


Honda U-Be, u-go e u-go gt


Outras motos elétricas pensadas para o mercado na Chinas são da linha U. A U-be é um ciclomotor de 53 kg, que tem cara de uma scooter futurista, chegando até 25km/h ela pode percorrer no máximo 85 km.


Já a U-go e U-go GT são motos elétricas de porte maior, apesar de manter a mesma essência visual. A U-go é atualizada par ser mais potente e tem velocidade de até 65 km/h, além disso seu alcance máximo é de 95 km. A versão GT tem um grafismo mais voltado à esportividade e chega a 86 km/he autonomia máxima de 150 km, mas andando mais devagar.

