A Royal Enfield tem mandado bem no segmento das médias cilindradas. O motor de 650 cc, que começou em apenas duas motocicletas, hoje equipa uma gama de modelos da marca. Aqui no Brasil 4 motos utilizam essa engenharia: Shotgun 650, Super Meteor 650, Interceptor 650 E Continental GT 650.

Apesar de terem o mesmo motor e o estilo ser mais “retrô”, cada uma tem seu próprio estilo, proposta e características próprias. Mas qual delas combina mais com você?
Espingarda 650
UM Espingarda 650 é a novidade da família e chega com uma pegada bobber. É um pouco mais curta, tem guidão largo, banco monoposto e pedaleiras centralizadas. As rodas são de 17 e 18 polegadas (traseira/dianteira), que fazem dela uma opção boa pra estrada e cidade.


O visual da bobber é mais enxuto, com menos cromados, carenagem no farol exclusiva e escapamento diferenciado. Quem gosta de algo com muita personalidade e boa para customizar, a Shotgun é uma ótima opção.
Super Meteor 650
Se a ideia é pegar estrada com, a Super Meteor 650 é a topo de linha da Royal Enfield. Com um visual cruiser raiz, banco baixo e pedaleiras avançadas, ela oferece uma posição de pilotagem bem relaxada, “tipo Harley“


O motor é o mesmo, mas o chassi é mais robusto e suspensão dianteira invertida, garantindo mais estabilidade. Ideal para quem quer rodar longas distâncias sem pressa e com muito estilo. Apesar de ter um motor de 650 cc, o seu desempenho na estrada é pacato.
Interceptador 650
UM Interceptador 650 é a mais versátil da linha e aposta no visual clássico das roadsters britânicas dos anos 60, como a linha Triumph Bonneville. O guidão é relativamente alto e uma posição de pilotagem “sentado”.


Quem quem uma moto com visual clássico, é a escolha perfeita. Na Royal Enfield, ela se posiciona como uma motor para quem quer um meio-termo entre esportividade e conforto.
Veja também:
Jawa 350 Legacy: Royal Enfield Classic 350 ganha (mais uma) rival
Compare: mercado europeu de motos é ‘café pequeno’ perto do Brasil
Flagra! 2 novas Triumph 400 cc são vistas em teste
Continental GT 650
Agora, se você curte um visual mais agressivo e uma pegada “esportiva’, a Continental GT 650 é sua moto. Inspirada nas cafe racers clássicas, que corriam nas ruas da Inglaterra, ela tem semiguidões baixos e posição de pilotagem inclinada para frente e pedaleira mais recuada.


Muitos olham ela e confundem com a Interceptor, mas a posição faz toda a diferença na sensação de pilotagem. Para quem gosta de um pouco mais de emoção, com certeza vai se divertir com a Royal Enfield Continental GT.
Qual escolher?
Se você busca uma moto um pouco mais urbana e com estilo bobber, a Shotgun 650 é uma escolha certeira. Quer encarar longas viagens com conforto? A Super Meteor 650 seria a melhor opção para você. As duas motocicletas custam a partir de R$ 33.990.


Agora, se a ideia é um equilíbrio entre cidade e estrada com um toque retrô, a Interceptor 650 é a mais indicada e custa R$ 30.990. Mas se a sua “vibe” é esportividade e visual clássico de corrida, a Continental GT 650 não vai te decepcionar e parte de R$ 32.900.
O Motor 650 da Royal Enfield
As 4 motocicletas possuem a mesma motorização. São equipadas com o motor bicilíndrico de 648 cc³, refrigerado a ar e óleo, que entrega 47 cv de potência a 7.250 rpm e 5,4 kgfm de torque a 5.650 rpm. Não é nada assustador, mas bem agradável para rodar. O câmbio de seis marchas deixa essas motos ótimas opções para viagens e uso urbano.


Em breve mais duas irmãs chegarão ao Brasil com esse mesmo motor. A Classic 650, uma moto extremamente clássica e a Bear 650, com o visual mais scrambler, feito para diversos terrenos. As duas motos devem chegar ainda neste ano, provavelmente no segundo semestre. Na Inglaterra, por exemplo, essas motos custam 6.799 e 6.749 euros, aproximadamente 50.490 e 50.115 reais.