As motos retrô, principalmente na faixa de 350 e 500 cilindradas, viraram febre em todo o mundo. O design delas é lembra o das motos usadas na Segunda Guerra Mundial e em sua grande maioria tem motor monocilindrico (sem muita potência), carenagem no farol e escapamento icônico e paralamas dianteiro alongado.

A Índia é o maior mercado de motocicletas do mundo e o gosto por essas motos retrô é nítido nas ruas. Percebendo essa preferência, diversas marcas como Royal Enfield, Jawa, QJ Motors, Benneli e Honda fazem uma “receita de moto” e lançam modelos que são praticamente iguais.


A equipe do Motonline separou uma lista de motos retrô disponíveis mundo a fora e algumas que estão no mercado brasileiro, que parecem ser a “mesma”. Olha como elas são quase iguais!
Royal Enfield Classic 350
A Classic 350 é líder de vendas da categoria na Índia e aqui no Brasil se encontra em terceiro lugar nas mais emplacadas entre as motos retrô. A motocicleta exala charme e sua “cara” de moto antiga atrai comentários do tipo “é réplica das motos da segunda guerra?”.


Seu motor de 349 cc e cambio de 5 marchas, entregam 20,2 cv de potência e 2,7 kgf.m de torque. Apesar de seu estilo, a Classic tem freios ABS, faróis em LED e outras tecnologias opcionais como o sistema de navegação Tripper Navegation. Aqui no Brasil, ela pode ser comprada a partir de R$ 22.890.
Java 350
Apesar de ter origem na República Tcheca, a Jawa hoje atua principalmente no mercado indiano e compete diretamente com a Royal Enfield no segmento de motos retrô principalmente com sua moto retrô Jawa 350.


A motocicleta é movida por um coração de 334 cc, com refrigeração líquida e câmbio de seis marchas com embreagem assistida e deslizante. Sua potência máxima é de 22 cv de e o torque gerado é de 2,8 kgf.m. Todo esse conjunto pesa 194 kg. Lá na índia, seu preço inicia em 214.950 rúpias, algo em torno de 13 mil reais.
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QJ Motor SRC 500
A QJ Motor é uma empresa chinesa de motocicletas que opera desde 1985 e hoje em dia tem grande presença no mercado da Índia. A SRC 500 já não tem tanto aspecto de moto de guerra, mas se parece bastante com outros modelos como a Royal Enfield Meteor 350. A grande diferença é o seu motor maior, mas a “cara” é quase igual.


Com seu visual mais “custom” a QJ Motor oferece uma monociclíndrica de 480 cc, que gera 26 cv e 3,6 kgf.m de torque. Sua transmissão é de cinco velocidades, tem painel digital, freios ABS e indicador de marcha. A estradeira custa 199 mil rúpias, o que daria em conversão direta, aproximadamente R$ 13.500.
Benelli Imperialle 400
Os italianos também aderiram a receita de motos retrô e a Benelli oferece nesse segmento a Imperiale 400. A moto também tem motor de um cilindro de 374 cc que entrega ao piloto 21 cv. O torque da motocicleta é de 2,9 kgf.m e sua caixa de marcha é de 5 velocidades.


No italiano a Imperiale 400 compete com a Royal Enfield Classic 350 e a Jawa 350. No país europeu a Benelli oferece a moto de 197 kg por 4.490 euros, ou seja, aproximadamente R$ 27.430.
Honda CB 350
A maior fabricante de motocicletas do mundo não poderia ficar de fora das motos retrô. No portfólio da Honda você pode encontrar a CB 350, uma moto que segue a “receita” e em contraste com seu modelo retrô, a motocicleta oferece um bom pacote de tecnologia, como iluminação full-LED, painel digital, conectividade bluetooh e outros mimos.


Seu motor é de 348 cc, capaz de gerar 21 cv de potência e 3.0 kgf.m de torque. Ela tem câmbio de 5 marchas, freios ABS, rodas em liga e compete diretamente com as motos da Royal Enfield. A CB 350 já foi registrada no Brasil, mas não há data prevista para comercialização. Na Índia ela custa 228032 rúpias, algo em torno de R$ 15.400.
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E no Brasil?
Apesar de serem lançadas principalmente para o mercado indiano, essa tendência de modelos custom, clássicos e motos retrô viraram febre em todo o mundo. No Brasil, principalmente com o sucesso da Royal Enfield, outras marcas começaram a observar esse mercado, mas por enquanto a indiana domina essa categoria.


Por enquanto não há grande concorrência para a Royal Enfield, na categoria de 350 cc, apesar da entrada de algumas motos retrô da Shineray. Porém para o segmento de até 700 cc, motos como a Kawasaki Eliminator 500 e Vulcan 650 e a promessa da Moto Morini Calibro 700, devem aquecer o mercado.

