A chegada do motociclismo ao país remonta ao início do século XXcom relatos que apontam o italiano de Treviso, Miguel Latorre, como o responsável por trazer a primeira motocicleta ao Brasil. Era uma Motovere de 2 cilindros, modelo 1908. Infelizmente não conseguimos imagem desse motociclo, mas a história do sr. Latorre permanece viva! Confira.
A chegada do motociclismo ao país
O motociclismo tem uma história fascinante no Brasil, marcada por relatos e registros que remontam ao início do século XX. A chegada do motociclismo ao país ocorreu em meio ao crescimento da indústria automotiva global, trazendo novas possibilidades de mobilidade para os brasileiros.


Entre os diversos relatos sobre quem introduziu a primeira motocicleta no Brasil, um nome se destaca: Miguel Latorreum italiano de Treviso, que teria sido o pioneiro ao trazer uma Motovere* de 2 cilindros, modelo 1908, fabricada em Milão.
*Motovere em italiano quer dizer “motociclo”. É provável que as informações que chegaram até a publicação do jornal, 70 anos depois, tenham misturado o italiano com português.
Segundo uma matéria publicada pelo jornal “A Notícia” em 1979, Miguel Latorre não apenas trouxe a primeira motocicleta ao Brasil, mas também a utilizava para passeios exibicionistas no sofisticado Jardim da Luz, em São Paulo. Vestindo luvas, óculos especiais e com conhecimento técnico sobre mecânica, ele se tornou uma figura icônica na introdução das motocicletas no país.


Fontes de periódicos mencionam que as primeiras motocicletas a chegarem ao Brasil eram modelos europeus, como NSU (Alemanha) e BSA (Inglaterra)seguido pela Norton e Guzziessa última trazida por imigrantes italianos.
Já o projeto Motostoryfundado por Carlãozinho Coachmanonde tem inclusive um museu com a história do motociclismo no Brasil, no interior de São Paulo, não cita diretamente o nome de Latorre, mas destaca os periódicos do início dos anos 1900 – 1910 em seu livro.
O livro “Duas Rodas e Uma Nação” destaca que as primeiras evidências da presença de motocicletas no país surgiram em anúncios de classificados de jornais do início do século XX. Nesses anúncios, eram vendidas motocicletas usadas, muitas vezes sem destaque para a marca ou cilindrada, mas sim para a potência dos motores, que variavam entre 2 HP e 2,5 HP. Curioso, não? Atualmente, destacamos a cilindrada (CG 160, Tenere 660, Diavel 1260 etc) ao invés da potência.


A Evolução do Motociclismo no Brasil
Com o passar das décadas, o motociclismo no Brasil se consolidou por meio da importação e comercialização formalizada de modelos europeus e americanos. Inicialmente, as motocicletas chegavam ao país de forma particular, sendo revendidas posteriormente. Esse comércio informal começou a se expandir, impulsionado pelo crescimento da urbanização e pela necessidade de transporte acessível e ágil.


Durante década de 1930o Brasil passou a contar com estabelecimentos especializados na venda e manutenção de motocicletas, contribuindo para a disseminação do motociclismo. O mercado, que antes dependia de importações limitadas, passou a ganhar força com a criação de oficinas e lojas especializadas, como a loja fundada por Miguel Latorre Filho, em 1937que teve papel fundamental na consolidação do setor.
A Contribuição da Família Latorre
A influência da família Latorre no motociclismo brasileiro não se restringiu à importação da primeira motocicleta. Miguel Latorre Filhoalém de fundar uma loja de motocicletas, também se destacou como piloto de corridas, chegando a vencer uma edição das 24 Horas de Interlagos. Sua trajetória ajudou a fortalecer a cultura das duas rodas no Brasil e incentivou o surgimento de outros negócios no setor.


UM loja “Latorre”, situada na Rua General Osório, em São Paulo, foi uma das pioneiras da famosa “Rua das Motos”. Durante anos, o estabelecimento comercializou modelos icônicos como Zundapp, Ducati e Moto Guzzi. No entanto, com a proibição das importações na década de 1970a loja precisou se reinventar e passou a vender modelos e peças para Vespa, montados na época, na Zona Franca de Manaus.
Como está atualmente a Latorre?
Mesmo com todas as mudanças no cenário do motociclismo, a tradição da família Latorre se manteve viva. Após a morte de Miguel Latorre Filho, seu filho, Luiz Carlos Latorreassumiu o comando da empresa, mantendo a especialização em Motocicletas Vespa. A loja, que chegou a fechar temporariamente em 1987, reabriu na década seguinte, mas com um novo foco: a venda exclusiva de peças para Vespa.


Atualmente, a loja não tem sequer fachada, mas continua exatamente no mesmo endereço de sua fundação. O próprio Luiz Carlos Latorre atende o telefone. Perguntei se foi seu avô quem trouxe a primeira moto para Brasil e ele me respondeu com toda a calma do mundo: “modestamente, sim”.
Luiz não gosta de celular e falar em WhatsApp é quase uma ofensa! Qualquer coisa que precisar a respeito de Vespa, pode contar! Mas só presencialmente. Nada de digital.
A loja já não é mais referência do local, mudou o seu nome para “La Torre”. Porém, os conhecedores da história do motociclismo, conseguem dimensionar o seu valor.