Equipada com um kit peculiar, o top speed de uma Yamaha R3 passou dos 230 km/h! Isso mesmo, a motocicleta japonesa de média cilindrada ganhou uma potência mais do que extra. Confira mais detalhes, sobre uma vez que uma preparação deu mais velocidade para o protótipo.
Uma vez que top speed da R3 passou dos 230 km/h
Uma Yamaha R3 foi impulsionada por um supercharger da TTS Performance. O objetivo da empresa baseada em Silverstone? Estabelecer novos recordes, e foram 6 no Bonneville Speedway, nos EUA.
Preparada, top speed da R3 passou dos 230 km/h
A moto preparada atingiu uma potência de pico de 78 cavalos a 14.000 rpm. Um número impressionante, mesmo com um supercharger. Isso porque a versão padrão da Yamaha R3 produz ‘apenas’ 42 cavalos, a 10.750 rpm.
Embora o objetivo fosse um top speed da R3 ainda mais poderoso, o motor não foi completamente diferente, mantendo seu deslocamento de 321 cc. O trabalho de construção da TTS Performance se baseou em pistões de baixa compressão forjados, personalizados pela JE.


Protótipo ganhou supercharger e injeção de metanol
Outrossim, a receita inclui um virabrequim da Carrillo Rods e o kit de supercompressor centrífugo TTS Performance Rotrex C15-16 personalizado e único. A moto também teve ajuste com uma ECU Racer RC Super-X e ganhou injetores com uma petardo de combustível de superior fluxo, funcionando com gasolina VP C14. Para fechar, a moto também ganhou uma soma de metanol.
Veja também:
Protótipo estabeleceu novos recordes
Antes de tentar novos recordes, a moto da Yamaha foi colocada pela primeira vez no Dyno, para conferir o top speed da R3. Foi onde o potencial terrível do protótipo já estava se tornando aparente.
Não surpresa, a moto bateu seis recordes estabelecidos nas salinas de Utah. Outrossim, quatro dos seis recordes são agora novos patamares, quando se trata dos recordes da associação americana AMA National, com uma velocidade máxima de 230 km/h estabelecida em quarto desses.
Os outros dois recordes estabelecidos são novas marcas mundiais para a FIM, Federação Internacional de Motociclismo – para a classe das 350 cc.