Com esquetes rápidos que contam o dia a dia do motoboy, João Gomes Junior, 42, conhecido como João da Nica, tem arrebatado verdadeira legião de fãs de todo país numa página no youtube que tem dado a ele reconhecimento, alegria e até uma profissão nas horas vagas: ator.
Ele mora em Campinas, é casado, tem filhos e torce para a Ponte Preta. gosta de Pop Rock, Samba e tem como hobby pedalar de bicicleta. Há 9 anos trabalha como motoboy e tem uma Honda Bros 2014 150cc. Antes de se tornar motoboy trabalhou em um parque temático por 7 anos, com a rescisão montou uma loja de roupas femininas com a esposa que tomava conta enquanto fazia entregas, pois já tinha moto. Em seu entendimento, também teria a liberdade para gravar comerciais e fazer fotos publicitárias quando chamassem, já que não teria um emprego formal com horário a cumprir. Assim, já gravou comerciais, campanhas políticas, participações em filmes e novelas como Chiquititas, De Pernas pro Ar, A Memória que me Contam, Serra Pelada, entre outros trabalhos.
Apesar de tantos trabalhos como ator, é na pele de motoboy que encontra dificuldades. “Os motoristas sem dúvida são as maiores, pessoas distraídas, ou que acham que podem fazer o que quiserem, que transformam seus veículos em armas mortais, também estão nessa comparação”, diz.
Quando se fala nas vantagens de ser motoboy, ele afirma ser a liberdade a maior delas. “Não obrigatoriedade da minha presença no trabalho, ou seja, poder mandar alguém se precisar fazer uma entrega para um cliente, é um grande argumento vantajoso”, fala.
As desvantagens para João da Nica em relação a profissão, são inúmeras. “Falta tudo. O motoboy é o ser mais marginalizado nas profissões. Não vejo uma esperança de mudança a curto prazo. Procuro com meus vídeos, de forma bem humorada, lembrar as pessoas que somos humanos”, relata.
Quando perguntamos sobre os vídeos que posta no youtube, sua fisionomia muda para mais alegre e ele explica que começou a entender as dificuldades da profissão e, assim, pensar num jeito de dizer as pessoas a importância da profissão. O amigo Thiago Diniz ajuda e participa de vários vídeos com ele. O povo tem gostado muito, principalmente os motoboys. Hoje tem seguidores no Brasil todo, de Manaus a Porto Alegre e recebe mensagens positivas de todo mundo. “Os vídeos são simples e falam sobre o dia a dia do motoboy, acho que por ser rápido e mostrar o que passa com os profissionais da categoria, é que fazem sucesso”, finaliza.